O projeto contemplará a requalificação do trecho situado entre a estação BRT do Complexo de Salgadinho, no município de Olinda, e o Terminal Integrado de Abreu e Lima, em Paulista. A secretária da Seinfra, Fernandha Batista, detalha alguns dos principais pontos da ação. “Além da requalificação do pavimento, a obra também deverá abranger intervenções urbano-paisagísticas, como acessibilidade; implantação de ciclovias; passeios públicos, sinalização horizontal e vertical e instalação de iluminação em LED. O objetivo é garantir uma melhoria efetiva na mobilidade dos cidadãos, oferecendo maior segurança aos pedestres, condutores e ciclistas que circulam pela rodovia,” destaca. A previsão é de que a obra tenha duração de 12 meses.
Com extensão de mais de 12 quilômetros, a PE-15 corta os municípios de Olinda e Paulista e é o principal trajeto para os condutores que trafegam todos os dias em direção à cidade do Recife. A via também abriga um dos corredores de transporte coletivo de maior fluxo da RMR, em suas margens há três importantes terminais rodoviários com intensa movimentação de passageiros, o Terminal Integrado da PE-15 (em Olinda) e os Terminais Integrados Pelópidas Silveira e Abreu e Lima (em Paulista). Calcula-se que a PE-15 tem fluxo superior a 50 mil veículos diariamente. Além dos carros, ônibus, caminhões e motos, a via também registra uma intensa circulação de ciclistas e pedestres.
Estudo – A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEDUH) foi responsável pela realização de uma série de estudos técnicos que serviram de base para a elaboração de um diagnóstico preciso da atual situação do pavimento das faixas de circulação de ônibus da PE-15. Dentre os ensaios, destaca-se o levantamento com deflectômetro de impacto, um processo que possibilita a aferição da capacidade de resiliência das camadas do pavimento e do subleito da pista quando submetida a cargas e impactos; e o levantamento geotécnico: em 12 pontos distintos da pista foram feitas sondagens da pavimentação através da abertura de poços, com profundidade superior a um metro, de onde foram removidas amostras de camadas do asfalto para a realização de ensaios do material em laboratório.
O pavimento também passou por uma inspeção através da técnica de georadar, por meio de um equipamento que, acoplado a um veículo trafegando pela pista em velocidade constante, propaga ondas eletromagnéticas para gerar imagens e contrastes elétricos de objetos e materiais presentes no subsolo. Os resultados obtidos através destes estudos possibilitam a elaboração de um diagnóstico do grau de degradação da pavimentação e deverão subsidiar a elaboração do projeto de requalificação da rodovia.
CAMINHOS DE PERNAMBUCO – Considerado o maior programa de reestruturação da malha viária lançado pelo Governo de Pernambuco, a iniciativa investe atualmente cerca de R$ 220 milhões em ações viárias, sendo R$ 74,9 milhões em intervenções já concluídas e R$ 147 milhões para obras em andamento.
CAMINHOS DE PERNAMBUCO – Considerado o maior programa de reestruturação da malha viária lançado pelo Governo de Pernambuco, a iniciativa investe atualmente cerca de R$ 220 milhões em ações viárias, sendo R$ 74,9 milhões em intervenções já concluídas e R$ 147 milhões para obras em andamento.
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