Empreendedorismo feminino: AGE Petrolina (PE) tem fortalecido negócios administrados por mulheres no município

Por Ascom - Prefeitura Petrolina

Foto: Jonas Santos / PMP


Manter um pequeno negócio não tem sido uma tarefa fácil, principalmente, em tempos como estes em que o cenário econômico se mostra bastante complicado devido à pandemia ocasionada pelo novo coronavírus. No entanto, em Petrolina, mulheres têm se destacado na abertura e manutenção de empreendimentos e conseguido sustentá-los com êxito graças ao aporte disponibilizado pela Agência Municipal do Empreendedor de Petrolina, autarquia ligada à prefeitura.

No Brasil, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC), realizada pelo IBGE, mais de 9 milhões de mulheres estão à frente de negócios e em recente levantamento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), as mulheres representam 48% dos Microempreendedores Individuais (MEIs) do país. Dos 2,1 milhões de novos donos de negócios que surgiram entre os anos de 2015 a 2019, 1,5 milhão são mulheres o que representa expressivos 74%.

Em Petrolina, a empreendedora Maria Lúcia Rodrigues, mais conhecida como Lucinha, trabalha há mais de 24 anos com cosméticos e acessórios e é cliente da AGE Petrolina desde 2017. Ela conta que mesmo diante de um cenário mais complicado por causa da pandemia não deixou de ampliar suas vendas nesse período, adotando os cuidados necessários, e que contar com as linhas de crédito com baixíssimos juros ofertadas pela Agência tem sido de grande importância. “O apoio da AGE foi a melhor coisa que teve aqui na nossa cidade. O pessoal me orientou direitinho quanto às documentações para que eu pudesse dar entrada nas linhas de crédito e foi tudo muito rápido. Para quem trabalha assim como eu, que sou MEI, a AGE é muito boa porque temos acesso a juros e taxas bem acessíveis e com um atendimento sempre nota 10”, contou a empreendedora.

Para a diretora-presidente da AGE Petrolina, Patrícia Souza, o crescente aumento no número de mulheres que buscam a Agência só mostra o quanto o empreendedorismo feminino tem se fortalecido na região. “Temos percebido um aumento significativo no atendimento que realizamos na AGE no que tange ao protagonismo feminino no mundo empresarial e a iniciativa de buscar o aporte da Agência, tanto para formalização de MEI, quanto para acesso às linhas de financiamento ofertadas. Vale ressaltar que cada vez mais o prefeito Miguel Coelho tem nos orientado a buscar medidas e ações que incentivem as empreendedoras de nosso município e assim contribuirmos na construção de uma economia cada vez mais forte”, destacou Patrícia Souza.

Postar um comentário

0 Comentários