Museu do Sertão e Biblioteca Municipal reabrem ao público adotando protocolos de segurança sanitária

Biblioteca Municipal, Foto: Jonas Santos

Seguindo o decreto estadual e municipal que estabelece medidas necessárias para um funcionamento seguro dos equipamentos culturais da cidade diante da pandemia do Covid-19, a Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, iniciou a semana com o retorno das atividades do Museu do Sertão e Biblioteca Cid Carvalho. Regras de visitação, a exemplo do uso de máscaras, higienização das mãos e distanciamento social deverão ser seguidas pelo público para evitar qualquer tipo de contaminação.

Museu do Sertão – A visitação só será possível mediante cumprimento das normas sanitárias que abrangem as seguintes informações: somente crianças até 2 anos estão liberadas do uso de máscara; não será permitido que o visitante toque e sente no acervo, assim como tocar em vitrines; o visitante deverá higienizar as mãos com álcool disponibilizado em vários pontos do Museu; o público não deverá comer ou beber água durante o percurso de visitação; será permitido no máximo cinco pessoas por ambiente.
Museu do Sertão,  Foto: Jonas Santos


O Museu receberá diariamente a devida sanitização de superfícies e equipamentos. O horário de funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, sem fechar para almoço. Por enquanto, não será permitido o agendamento de grupos. O equipamento é constituído por mais de 3 mil objetos, dentre eles, estão artigos de fauna; flora; recursos naturais; casa sertaneja; jardim sertanejo; cultura e economia; navegação; Petrolina Ontem; religiosidade e galeria dos prefeitos, trazendo também um pouco das histórias dos personagens que tiveram grandes marcos na região.

Biblioteca Municipal Cid Carvalho – Entre os critérios adotados e que deverão ser rigorosamente respeitados enquanto perdurar o risco de contaminação pela pandemia é à redução do número de mesas e cadeiras de modo que o distanciamento social seja seguido e a quantidade de usuários presentes esteja respeitando o protocolo. O acesso ao acervo ficará suspenso para público e no ambiente de trabalho será priorizada a ventilação natural, permanecendo portas e janelas abertas, evitando o uso de ar condicionado. Diariamente, as superfícies, mesas, cadeiras, mouses, teclados/computadores serão devidamente higienizados antes e após o seu uso.

O Espaço Infantil estará fechado até que se verifique uma efetiva segurança no controle da pandemia, de modo que justifique sua reabertura. Com relação ao horário de funcionamento, num primeiro momento, será das 11h às 17h, de segunda a sexta-feira. A partir do dia 12 de julho, esse horário será estendido e passará a funcionar das 9h às 18h. De acordo com a gerência da Biblioteca, leitor que pegou um livro emprestado, antes da disseminação da pandemia, poderá procurar a recepção e fazer a devolução. O livro devolvido irá para quarentena em local arejado por cerca de 10 dias, só depois será recolocado no devido lugar.

Essas informações são da Ascom - Prefeitura Petrolina

Postar um comentário

0 Comentários