Prevenção: Secretaria de Saúde realiza testagem rápida contra as hepatites virais em Petrolina (PE)

Foto: Divulgação/Ascom PMP


Nesta quarta-feira (28), a Secretaria de Saúde, através do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e do Consultório na Rua, estará no estádio Osvaldo do Flamengo para realização de testes rápidos para Hepatites B e C nos moradores em situação de rua que são acolhidos na unidade. A ação tem como finalidade testar esta população para detecção ou descarte dessas doenças, visando diagnóstico precoce e tratamento oportuno.

Em Petrolina, de janeiro a junho de 2020 foram confirmados 21 casos de hepatites causadas pelo vírus A, B e C. Neste mesmo período de 2021 foram registrados cinco novos casos, sendo estes causados pelas hepatites B e C. A detecção destas doenças podem acontecer por meio de testes rápidos ofertados gratuitamente no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, na Avenida Fernando Góes, nº 537, Centro, ao lado da Secretaria de Saúde. No local ainda são oferecidos preservativos femininos, masculinos e lubrificantes.

A imunização contra as hepatites virais deve ocorrer após o nascimento e segue com mais três reforços, estes devem ser aplicados aos dois, quatro e seis meses de vida, conforme esquema adotado pelo Programa Nacional de Imunização (PNI). Na fase adulta, as vacinas são administradas nas pessoas que, por algum motivo, não receberam os imunizantes na fase infantil. Em Pretrolina, as doses são ofertadas nas Unidades Básicas de Saúde.

O que são hepatites:

As hepatites virais são infecções que atingem o fígado e causam alterações leves, moderadas e até graves. Em sua maioria, são infecções silenciosas e não apresentam sintomas. No entanto, quando presentes, podem se manifestar através de cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados. O avanço da infecção compromete o fígado, sendo causa de fibrose avançada ou de cirrose, que podem levar ao desenvolvimento de câncer e necessidade de transplante do órgão.

Essas informações são da Ascom - Prefeitura Petrolina

Postar um comentário

0 Comentários