Conectados com o Saeb: Estudantes da rede municipal de Petrolina (PE) são avaliados na prova nacional

Foto: Ayrton Latapiat

Cerca de 8 mil estudantes da rede municipal de ensino de Petrolina farão as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), do Ministério da Educação. A avaliação começou a ser aplicada na manhã desta segunda-feira (22), e segue até o próximo dia 3 de dezembro, com provas de Língua Portuguesa e Matemática para as turmas de 5° e 9° ano do Ensino Fundamental. As médias de desempenho do Saeb somadas aos dados sobre aprovação, obtidos no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O Sistema é desenvolvido e gerenciado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e é aplicado a cada dois anos por amostragem de alunos. Em Petrolina, 88 Escolas Municipais de Ensino Fundamental estão participando da avaliação.

Desde a volta às aulas presenciais, as escolas municipais estão se preparando para a prova Saeb, com aulões e simulados. A Secretaria também aplicou uma avaliação diagnóstica de retorno em agosto para estudantes da rede, como forma de identificar as principais dificuldades na aprendizagem dos estudantes. A atual gestão está empenhada em garantir a frequência mínima de 80% dos alunos na realização da prova, uma vez que eles ficaram distantes dois anos das salas de aula por conta da pandemia. Petrolina alcançou um ótimo resultado na última edição, realizada em 2019, e superou as metas previstas para o ano em todas as fases do ensino Fundamental que são determinadas pelo Ministério da Educação. O município obteve o maior índice entre as cidades de Pernambuco com mais de 100 mil habitantes.

“Foram semanas intensas de estudos dinâmicos para injetar conhecimento nos estudantes e eles aceitaram bastante as atividades, tanto de forma online, como em sala de aula. Demos todas as orientações e o apoio necessário às nossas unidades quanto ao dia da avaliação, a fim de que todos tenham uma experiência sem contratempos. Inclusive, orientamos quanto a praticidade do lanche a ser servido antes da prova, aos horários e também a conscientização dos pais sobre a importância da presença dos estudantes nas provas”, descreveu o secretário de Educação, Cultura e Esportes, Plínio Amorim.

Foto: Ayrton Latapiat


Ao longo desta gestão, a Secretaria tem trabalhado com as escolas na perspectiva de melhoria do Ideb. “Não é um trabalho feito apenas no ano de Saeb, mas durante todo um ciclo de aprendizagem com as demais séries. Estamos confiantes que o trabalho destes últimos anos trará resultados positivos. As escolas mantiveram uma rotina de ensino que vai refletir na aprendizagem e, consequentemente, nas avaliações”, finalizou Plínio.

Essas informações são da Ascom - Prefeitura Petrolina

Postar um comentário

0 Comentários