Farmácia sem responsável técnico é interditada pela Vigilância Sanitária em Petrolina (PE)

Foto: Divulgação/Ascom PMP


Nesta sexta-feira (14), após visita de rotina as unidades prestadoras de serviços à saúde, a Vigilância Sanitária constatou que uma farmácia, localizada no bairro Jardim Amazonas, estava funcionando sem a presença do farmacêutico. O responsável técnico que atuava no local havia solicitado desligamento desde novembro de 2021 e até o momento os proprietários estavam sem o profissional. Diante do fato, os fiscais da Agência Municipal de Vigilância Sanitária interditaram o local.

A presença do responsável técnico, em especial o farmacêutico, é importante para avaliação da prescrição antes da dispensação dos produtos, orientação ao paciente sobre o uso do medicamento, administração de injetáveis e/ou inaloterapia. Os estabelecimentos que estiverem devidamente licenciados pela Vigilância Sanitária podem oferecer os serviços de aferição de pressão arterial, aferição de temperatura corporal e de glicemia capilar.

Para o diretor-presidente da Agência Municipal de Vigilância Sanitária, Marcelo Gama, é imprescindível que os estabelecimentos com serviços de saúde sigam as normas sanitárias a risca. “O correto dever de prestação de serviço à comunidade é obrigação de todos os estabelecimentos, e com a saúde não é diferente. Farmácias, clínicas e demais espaços estão sendo fiscalizados, todos os itens estão sendo minuciosamente observados para assim, garantirmos segurança nos locais para a população. Vale destacar que a interdição é realizada até que o proprietário regulamente o que foi apontado pela fiscalização, com tudo regularizado, o espaço pode ser reaberto”, explica, Marcelo.

A Agência Municipal de Vigilância Sanitária disponibiliza os telefones (87) 3864-2738 e (87) 99190-7667 para que as pessoas tirem dúvidas e façam a solicitação de licenciamento. Denúncias podem ser registradas através da Ouvidoria Municipal, pelo 156.

Essas informações são da Ascom - Prefeitura Petrolina

Postar um comentário

0 Comentários