Safra de umbu é a maior dos últimos três anos em Santa Maria da Boa Vista (PE)

Safra do umbu em Santa Maria da Boa Vista — Foto: Reprodução/ TV Grande Rio


Uma árvore símbolo da resistência do semiárido, o umbuzeiro, voltou a dar frutos. Segundo produtores rurais do município de Santa Maria da Boa Vista, no Sertão de Pernambuco, esta é a maior safra de umbu dos últimos três anos.

Há cerca de um mês, a alegria do agricultor José Carlos da Silva é colher umbu nas árvores que ficam nas terras dele, em Santa Maria da Boa Vista. O que ele não colhe nos galhos, pega no chão. “Graças a Deus, eu já vou colhendo oito a nove cestas dessas, e o pé ainda tá bastante carregado ainda”.

O agricultor Afonso Caetano enche um recipiente em poucos minutos de colheita. O fruto é utilizado para a fabricação de doces, geleias, e da umbuzada, uma mistura de umbu, leite e leite condensado. O quilo da poupa custa R$15 reais. As vendas estão fazendo o maior sucesso.

“Aqui mesmo a gente já vende bastante, vende a poupa. Também tem alguns compradores que compram o próprio umbu direto, colhido da caatinga, vai para caixa e sai direto pra cidade, pra o consumo na cidade. Mas, aqui a gente já tá conseguindo expandir uma boa produção”.

A família Caetano está bem servida de umbu. Em três áreas, os irmãos já contaram mais de 800 umbuzeiros. Cada um dando, em média, de 200 quilos do fruto desde o início da safra. “Tem a base de dez plantas por hectare nessa quantidade de 700 a 800 pés, cada área tem 50 hectares. Dessas três áreas, vai ter uma base de 800 a 900 pés de umbu”, destacou Sales Caetano.

Postar um comentário

0 Comentários