Em Petrolina (PE), mulheres fortalecem a Agricultura Familiar

Foto: Divulgação/Ascom PMP


Ao passar dos anos, as mulheres têm conquistado diversos espaços antes ocupados predominantemente por homens. Hoje vemos mulheres tocando negócios, tanto na cidade quanto na zona rural. Na Agricultura Familiar temos acompanhado muitas histórias de mulheres que acordam bem cedo para iniciar a lida diária nas suas plantações, como é o caso de Adelícia Ana dos Santos Amorim, que há 45 anos, e ao lado do esposo Adalberto Amorim dos Santos, cuida dos plantios de milho, feijão, mandioca, palma e melancia no Sítio Garcinha, área de sequeiro de Petrolina, no sertão pernambucano.

Adelícia faz parte dos mais de 80% de mulheres que participam da Agricultura Familiar no Brasil, segundo levantamento realizado em 2020 pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). E mesmo diante das dificuldades impostas pelos períodos de forte estiagem no clima semiárido, a agricultora segue com prazer o ofício aprendido com os pais e avós que sempre moraram na roça. “Tenho muito orgulho de minha profissão e a gente vive muito feliz, mesmo que alguns anos não sejam tão bons por causa da seca. Neste ano fiquei contente porque tivemos mais chuvas e abasteceu a nossa barragem que tem 6 km de extensão, e atende também outras comunidades próximas”, afirmou a agricultora.

A reforma da barragem do Sítio Garcinha como também outras ações realizadas pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura, como a perfuração de poços tubulares, entrega de kits de irrigação, cisternas e caixas d’água, patrolamento de estradas, instalação de adutoras, contribuem para o fortalecimento da capacidade produtiva e proporcionam essa maior inserção da mulher também na agricultura.

“A Secretaria de Agricultura segue com muito compromisso para proporcionar cada vez mais oportunidades e condições melhores de trabalho para todas as mulheres da nossa área rural. O prefeito Miguel Coelho sempre nos orienta a fortalecer as mulheres em sua gestão, nas mais diversas áreas, e a nossa atuação contribui para uma melhor qualidade de vida das trabalhadoras do campo”, ressaltou o secretário de Agricultura, Gilberto Melo.

Essas informações são da Ascom - Prefeitura Petrolina

Postar um comentário

0 Comentários