Elon Musk pede impeachment de Alexandre de Moraes e o chama de "Darth Vader do Brasil"

Foto: Reprodução


Em mais um capítulo sobre uma suposta censura que afirma estar sofrendo, o bilionário Elon Musk, dono da plataforma X (antigo Twitter), retornou à rede social neste domingo (7) para sugerir que o ministro do STF Alexandre de Moraes deveria "renunciar ou sofrer impeachment". Em um comentário de usuário, Musk afirmou que Moraes seria o Darth Vader do Brasil.

"Em breve, o X publicará tudo o que é exigido por Alexandre de Moraes e como essas solicitações violam a legislação brasileira. Este juiz traiu descaradamente e repetidamente a Constituição e o povo do Brasil. Ele deveria renunciar ou sofrer impeachment. Vergonha, Alexandre, vergonha", escreveu Musk em seu perfil oficial.

Procurado por intermédio da assessoria de comunicação do Supremo, o ministro Alexandre de Moraes não se manifestou.

No sábado, o bilionário já havia criticado a atuação de Moraes, questionando o porquê de "tanta censura no Brasil", uma referência ao conteúdo revelado pelos chamados "Twitter Files". Musk também informou que derrubaria os bloqueios das contas na plataforma impostas pela Justiça brasileira. Insinuou, ainda, que o X poderia deixar o país devido à situação.

A a ameaça é vista com ceticismo por membros do governo Lula, que desconfiam apenas uma atuação política do bilionário sem qualquer efeito prático com relação à atuação da companhia no Brasil. O país tem 19 milhões de usuários do X. Cerca de 40 pessoas trabalham na companhia.

A postura de Elon Musk, por outro lado, é celebrada por representantes da extrema direita e pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que republicou um vídeo de 2022 em que chama o empresário de "mito da liberdade".

Twitter Files

Os "Twitter Files - Brazil" são arquivos internos do Twitter divulgados pelo próprio Musk a jornalistas, em outubro de 2022. À época, o conteúdo divulgado indicou como a rede social colaborou com autoridades americanas para bloquear usuários e suprimir histórias envolvendo o filho de Joe Biden.

Os arquivos incluem trocas de e-mail que demonstrar como, em certos casos, o Twitter cedia a pedidos de governos para intervir na política de publicação e remoção de conteúdo.

Arrogância e ingerência

Presidente do PT, Gleisi Hoffmann utilizou o X para criticar veementemente o bilionário e defender Alexandre de Moraes. Segundo ela, o comportamento de Musk é uma "demonstração de arrogância" e serve "à campanha de mentiras de Jair Bolsonaro contra o Judiciário brasileiro".

"As manifestações indevidas e abusivas do bilionário estadunidense Elon Musk, dono da plataforma 'X', atentam contra a soberania brasileira e merecem o mais veemente repúdio", escreveu.

"A ofensiva truculenta do dono do 'X'é mais uma evidência de que as plataformas devem se submeter a regulamentação muito clara, como ocorre em outros países, para que deixem de servir à propagação de mentiras e campanhas de ódio", defendeu.

Confira o texto completo de Gleisi abaixo:



Postar um comentário

0 Comentários