Putin se desculpa por acidente aéreo no Cazaquistão | Reprodução/Kristina Kormilitsyna (”Rossiya Segodnya“)
De acordo com a agência russa Interfax, Putin reiterou a versão apresentada pela aviação civil russa de que o avião, modelo Embraer 190, foi atingido durante um ataque de drones ucranianos enquanto tentava pousar em Grozny, na Chechênia.
A aeronave Embraer 190, que saiu de Baku, no Azerbaijão, para Grózni, na Rússia, caiu ao tentar um pouso de emergência a cerca de 3 km da cidade de Aktau, no Cazaquistão. Investigações preliminares indicam que o sistema de defesa aérea russo pode ter sido responsável pela queda, ao confundir o avião com um drone ucraniano.
Em uma ligação com Aliyev, Putin admitiu que os sistemas de defesa aérea estavam ativados no momento do incidente, segundo ele, em resposta a ataques de drones ucranianos.
Voos suspensos para a Rússia
A Azerbaijan Airlines (AZAL) anunciou, nesta sexta-feira (27), a suspensão temporária dos voos partindo de Baku, no Azerbaijão, com destino à Rússia e disse que o avião da Embraer que caiu no último dia 25 de dezembro no Cazaquistão, sofreu "interferência física e técnica externa". No entanto, não detalhou qual interferência seria essa.
Autoridades da Rússia afirmaram inicialmente que o avião poderia ter sido atingido por pássaros, mas especialistas ouvidos pelo SBT não descartam a hipótese de que a aeronave tenha sido abatida.
0 Comentários
Os comentários não representam a opinião deste site; a responsabilidade é do autor da mensagem.