Protesto de produtores rurais do projeto Pontal em frente à Codevasf — Foto: Pablo Luan/ TV Grande Rio
O fornecimento de água tem sido interrompido em decorrência do corte da energia elétrica, o que compromete o cultivo de uva, banana, goiaba e outras culturas.
Ainda na manhã desta quinta-feira (20), representantes se reuniram com a Codevasf, mas relataram após o encontro que não foi dada uma previsão para solucionar o problema.
A Neonergia emitiu uma nota esclarecendo o motivo do corte de energia elétrica no projeto Pontal.
Neoenergia Pernambuco informa que, frustradas diversas tentativas de negociação de débitos milionários com a Codevasf, executou, na quarta-feira (19), a suspensão do fornecimento de energia por inadimplência em unidades consumidoras da companhia. Desta vez, o corte por falta de pagamento ocorreu no Projeto de Irrigação Pontal Sul, no Sertão do São Francisco. Ação semelhante já foi realizada nos Projetos Brígida e Caraíbas, na mesma região, em que algumas unidades estão auto religadas à revelia da Distribuidora, além da ocorrência de eventos de impedimentos e ameaças às equipes da concessionária. A exemplo do que ocorreu anteriormente, a medida foi o último recurso adotado pela distribuidora, após esgotados todos os prazos e tratativas administrativas previstas. A Neoenergia reitera a disposição para a retomada do diálogo com o órgão público e se compromete em religar, imediatamente, as unidades após a quitação do débito em aberto.
Projeto Pontal
O projeto pontal está localizado em Petrolina e ocupa uma área total de 33.526 hectares, dos quais 6.571 são destinados à área de reserva legal. De acordo com os estudos de pedologia realizados pela Codevasf, 7.717 hectares são considerados irrigáveis.
Tendo como fonte hídrica o Rio São Francisco, o projeto abrange duas grandes áreas contíguas, denominadas, respectivamente, norte e sul, separadas fisicamente pelo riacho pontal, afluente do rio São Francisco pela margem esquerda.
0 Comentários
Os comentários não representam a opinião deste site; a responsabilidade é do autor da mensagem.