Reprodução / SBT News
Segundo a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA), as primeiras ondas de tsunami chegaram ao Alasca por volta das 3h da madrugada (horário de Brasília), avançando rapidamente em direção ao Havaí e à costa continental dos EUA.
No Havaí, houve elevação do nível do mar, com ondas de aproximadamente 1 metro em Haleiwa, na ilha de Oahu, e até 1,5 metro em Kahului, na ilha de Maui. Apesar do susto, o governador Josh Green afirmou que não houve cortes de energia e que nenhuma onda destrutiva foi registrada até o momento.
Ainda assim, voos em Maui foram cancelados e cerca de 200 pessoas buscaram abrigo no aeroporto local. A Defesa Civil do Havaí emitiu um alerta suspendendo a ordem de evacuação para zonas costeiras inundadas.
HAPPENING NOW: Traffic is gridlocked in Oahu, Hawaii as residents rush to get to higher ground.
— Collin Rugg (@CollinRugg) July 30, 2025
The U.S. military is now assisting in islandwide tsunami evacuation efforts.
Kolekole Pass from Lualualei Naval Road to Lyman Road is now open civilian traffic.
“This route is now… pic.twitter.com/hQq2VR5APr
No Japão, imagens de televisão mostraram a água invadindo rodovias em áreas costeiras. A imprensa local informou que mais de 1,9 milhão de pessoas foram orientadas a buscar terrenos mais elevados, com ondas chegando em várias partes da costa.
Tsunami waves of about three meters tall now pummeling the East Coast of Japan, on the island of Hokkaido.pic.twitter.com/TT7ElI1nOP
— Paul A. Szypula 🇺🇸 (@Bubblebathgirl) July 30, 2025
Epicentro na Rússia
Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o epicentro do terremoto foi localizado a 125 km a sudeste de Petropavlovsk-Kamchatsky, na Península de Kamchatka, extremo leste da Rússia. A cidade tem cerca de 165 mil habitantes. Não há relatos de feridos, mas autoridades russas classificaram o tremor como o mais forte em décadas na região.
0 Comentários
Os comentários não representam a opinião deste site; a responsabilidade é do autor da mensagem.