Após sanções dos EUA a Moraes e confirmação de tarifas, Lula afirma que "sem soberania, o Brasil não existiria"


Presidente Lula (PT) | Divulgação/Ricardo Stuckert/PR


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quinta-feira (31) que "sem soberania, o Brasil não existiria", em postagem nas redes sociais. Publicação vem na esteira de repercussões em torno da confirmação do tarifaço de 50% imposto pelos Estados Unidos a exportações nacionais e de sanções norte-americanas aplicadas via Lei Magnitsky contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

"Foi ela [soberania] que nos trouxe liberdade e independência. E é ela que aparece em primeiro lugar em nossa Constituição, entre os demais princípios fundamentais", escreveu mandatário em post no X (ex-Twitter), com texto acompanhado de uma imagem destacando Artigo 1º da Carta Magna.

Lula ainda comentou que "soberania é a autoridade que um povo tem sobre seu próprio destino" e "a capacidade de um país decidir seus rumos, proteger seus recursos, cuidar de seu território e defender seus interesses diante do mundo".

O presidente já havia falado nessa quarta (30) em "dia sagrado da soberania", após medidas dos EUA mirando Moraes e ordem executiva de Donald Trump detalhando tarifas, em vigor a partir de 6 de agosto. Ontem, chefe do Executivo sancionou lei que proíbe uso de animais em atividades de ensino, pesquisa e testes cosméticos.

Além de repetir defesa da soberania, Lula também associou tema ao multilateralismo, frequentemente citado pelo petista em discursos e entrevistas recentes.

"A soberania deve ser acompanhada pela cooperação internacional. O mundo enfrenta desafios que nenhuma nação vencerá sozinha, como a fome e a mudança do clima. Desafios comuns exigem ações compartilhadas. Por isso, atuamos para fortalecer o multilateralismo", acrescentou.


Postar um comentário

0 Comentários