Trump diz que EUA perdeu Índia e Rússia para a China após desfile militar; entenda


Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump | White House


O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta sexta-feira (5) que a Índia e a Rússia parecem ter sido “perdidas” para a China. O presidente publicou essa declaração em sua rede social junto com uma foto dos líderes caminhando em uma reunião, que ocorreu nesta semana em Pequim, na China.

“Parece que perdemos a Índia e a Rússia para a China mais carregados e sombrios. Que eles tenham um futuro longo e próspero juntos!”, escreveu Trump.

O encontro de países não ocidentais da Organização para Cooperação de Xangai (OCX), em Pequim, foi organizado pelo presidente chinês, Xi Jinping, e contou com a presença do presidente russo Vladimir Putin, do líder norte-coreano Kim Jong Un e do primeiro-ministro indiano Narendra Modi.

Na ocasião, Putin e Modi foram vistos dando as mãos na cúpula, enquanto caminhavam em direção a Xi antes que os três se posicionassem lado a lado.

Na terça-feira (2), Trump também fez publicações comentando as imagens do líder chinês recebendo os líderes da Rússia e da Coreia do Norte em um desfile militar. O evento marcou o 80º aniversário da rendição dos japoneses na China no final da Segunda Guerra Mundial.

“Por favor, transmitam meus mais calorosos cumprimentos a Vladimir Putin e Kim Jong-un, enquanto vocês conspiram contra os Estados Unidos da América”, afirmou.

O que diz os líderes sobre as declarações de Trump

Questionado sobre a publicação de Trump, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Índia disse a repórteres em Nova Dhéli que não tinha comentários.

O estreitamento dos laços de Modi com a China ocorre em um momento em que Trump esfriou os laços entre EUA e Índia em meio a tensões comerciais e outras disputas.

Trump disse no início desta semana que estava "muito decepcionado" com Putin, mas não preocupado com o fortalecimento dos laços entre Rússia e China.


Postar um comentário

0 Comentários