Rússia diz estar preparada para ajudar Venezuela em meio à crise com EUA

Image by IGORN from Pixabay



A ministra das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, disse nesta sexta-feira (7) que o país está pronto para ajudar a Venezuela, que pediu apoio em meio à crise com os Estados Unidos.

"A Rússia, tradicionalmente, defende o desenvolvimento estável e independente dos países da América Latina e do Caribe e a resolução de todas as disputas por meios pacíficos e civilizados. Reafirmamos nosso firme apoio à liderança venezuelana na proteção de sua soberania nacional. No contexto da situação atual, mantemos contato próximo e constante com nossos amigos venezuelanos", disse.

"A Rússia demonstra solidariedade inabalável com a Venezuela e está preparada para responder adequadamente às solicitações de Caracas, levando em consideração os desafios existentes e potenciais. E o mais importante agora, repito, é evitar a escalada do conflito e facilitar soluções construtivas para os problemas existentes, respeitando o direito internacional."

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, solicitou apoio militar a Moscou, incluindo reparos em caças de fabricação russa, modernização de sistemas de radar e o fornecimento de sistemas de mísseis.

O pedido foi feito em resposta ao que Caracas considera ameaças crescentes de Washington, que aumentou significativamente sua presença militar no Caribe nos últimos meses.

Postar um comentário

0 Comentários