Ambulantes são credenciados para conter o comércio na Ilha do Fogo

Cerca de 30 vendedores ambulantes foram credenciados pela prefeitura.
Ambulantes devem receber capacitações sobre alimentos e atendimento.




Credenciamento de ambulantes na Ilha do Fogo
(Foto: Divulgação/ PMP)

Foram credenciados cerca de 30 vendedores ambulantes que comercializam alimentos e outros produtos na Ilha do Fogo, que fica entre o município pernambucano de Petrolina e Juazeiro, na Bahia. A medida foi tomada pela Prefeitura Municial de Petrolina para conter o comércio informal desenfreado no local e manter a organização do espaço.
De acordo com o secretário executivo de turismo de Petrolina, Iuric Pires, o cadastramento é um controle para evitar o comércio no local. “Identificamos os comerciantes que estavam lá diariamente e cadastramos. Nós queremos coibir esse aumento. Não fizemos chamada pública, porque o espaço é limitado e demos prioridade aos que estão cotidianamente lá”, explica.
O secretário ressalta ainda que as vantagens do cadastro para os ambulantes é a participação em capacitações. “Vamos discutir com eles as possibilidades para o comércio na ilha. Não há um benefício com estrutura, queremos apenas coibir o avanço deles. Não serão autorizados novos comerciantes no local”, frisa.
Os ambulantes credenciados que comercializam lanches, água, refrigerantes, sucos e picolés devem participar de cursos sobre manipulação de alimentos, empreendedorismo e qualidade no atendimento. Também será reforçada  a importância do descarte adequado do lixo e os perigos da venda de bebida alcoólica em garrafas de vidro, que é proibido no espaço. As capacitações objetivam melhorar o serviço ofertado aos frequentadores da Ilha do Fogo.
Ilha do Fogo
Será realizada uma reunião nesta quinta-feira (1º) , na sala dos conselhos em Juazeiro, na Bahia. Participam do encontro representantes das prefeituras de Juazeiro e Petrolina, Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Coletivo Amigos da Ilha, Associação de Pescadores do Vale do São Francisco. Será discutida a realização de programações culturais e esportivas na ilha.
Desde a desocupação do exército e gestão da Prefeitura Municipal de Petrolina, foi estabelecido que a visitação apenas pode ser feita das 6h às 19h. Houve a colocação de um portão na entrada da Ilha do Fogo e o envio da guarda municipal de Petrolina para fazer a segurança do balneário. Foram realizadas ainda obras de melhoria do acesso e ampliação da coleta de lixo. A gestão informou também que foi requisitada novamente o efetivo do Corpo de Bombeiros para resguardar a segurança dos banhistas.
(fonte: Juliane Peixinho Do G1 Petrolina)

Postar um comentário

0 Comentários