A fila de espera deveria ter acabado em 15 dias.
Pacientes aguardam por cirurgia em macas improvisadas no corredor.
A situação do Hospital Universitário (HU) de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, continua caótica. Mesmo após a promessa feita pelo superintendente da unidade hospitalar, informando que em 15 dias a fila de cirurgias ortopédicas deveria acabar, as macas ainda estão pelos corredores do hospital e os pacientes e acompanhantes continuam se queixando da demora. E, até o momento, não existe prazo para realização das cirurgias eletivas.
No dia 22 de outubro, após uma reunião com a Prefeitura de Petrolina e com o presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), Newton Lima, o superintende do HU se comprometeu em solucionar o problema enfrentando pelos pacientes que aguardavam na fila por uma cirurgia.
“Na próxima semana, provavelmente nós estaremos fazendo um mutirão de cirurgias traumo-ortopédicas. Então, eu acredito que nos próximos 15 dias nós não teremos mais filas no nosso hospital”, disse Ricardo Pernambuco na época.
Apesar da promessa, um vídeo gravado por acompanhantes de pacientes mostram os corredores lotados de pacientes em macas improvisadas, sem acomodação correta. “Não tem leito, não tem quarto para os pacientes. Eles estão assim, jogados no corredor”, disse a técnica em enfermagem, Carliene Maria dos Santos, que acompanha a mãe, de 64 anos, que caiu, machucou o joelho e está internada no HU há um mês.
O marido da gerente administrativa, Suelen Barros dos Santos também está no corredor. Ele quebrou o fêmur em um acidente de moto, há cerca de 30 dias e ainda aguarda a cirurgia. “A gente não tem previsão nenhuma. É só gente dizendo que vai ter esse mutirão e não teve nada. O que teve ai, foi o que aconteceu no domingo, antes do feriado que teve, fizeram oito cirurgias. E ai ficam fazendo assim, tem três em um dia, no outro dia já não faz nenhuma”, desabafa.
Em nota, a assessoria de comunicação do Hospital Universitário (HU) informou que as Secretarias de Saúde de Petrolina e Juazeiro estão se organizando para realizar as cirurgias eletivas, mas ainda não tem nenhuma data definida.
A expectativa era esperar a contratação de mais médicos para a unidade através da seleção simplificada feita em caráter de urgência. O resultado saiu nesta terça-feira (10), mas dos 31 médicos esperados, apenas 23 foram contratados.
Segundo a assessoria do HU, os médicos selecionados já vão começar a trabalhar efetivamente a partir desta quarta-feira (11). Para preencher as oito vagas que ainda estão em aberto será feito um novo processo seletivo. Mas, o cronograma de datas ainda não foi definido.
(fonte: Do G1 Petrolina)
0 Comentários
Os comentários não representam a opinião deste site; a responsabilidade é do autor da mensagem.