Trump pede aos iranianos que continuem protestando e diz que "a ajuda está a caminho"

Presidente dos EUA, Donald Trump, concede entrevista coletiva na Casa Branca | Foto: Reprodução/Casa Branca - 09.01.2026



O presidente dos EUA, Donald Trump, disse em publicação nas redes sociais nesta terça-feira (13) para os iranianos continuarem protestando e afirmou que a ajuda está a caminho.

"Patriotas iranianos, continuem protestando - ocupem suas instituições. Guardem os nomes dos assassinos e abusadores. Eles pagarão um preço alto. Cancelei todas as reuniões com autoridades iranianas até que o assassinato sem sentido de manifestantes. A ajuda está a caminho", publicou.

Cerca de 2 mil pessoas foram mortas nos protestos no Irã, disse uma autoridade iraniana à Reuters nesta terça, culpando os "terroristas" pelas mortes de civis e de membros da segurança. Os protestos ocorrem desde o final de dezembro de 2025 pela crise econômica da região, com inflação elevada, desvalorização da moeda e aumento dos preços de bens essenciais.

O presidente do Irã, Masoud Pezeshkian, pediu no domingo (11) que a população iraniana mantenha distância do que chamou de "terroristas e badernistas" e tentou buscar uma via de diálogo com os manifestantes. O líder também acusou os Estados Unidos e Israel de "semear caos e desordem" no país.

O Irã ameaçou retaliar contra Israel e bases dos Estados Unidos caso haja ataques norte-americanos ao país. Trump havia alertado que poderá atacar o país “muito duramente” caso as autoridades do país “comecem a matar pessoas” em meio aos protestos que assolam a nação do Oriente Médio.




Postar um comentário

0 Comentários