A realização dos exames fazem parte do programa 'Aniversário Saudável'.
Cadastro da população será em dezembro e início a partir de janeiro 2016.
Em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, a população deve ser beneficiada a partir de janeiro com o 'Aniversário Saudável', um programa municipal que pretende realizar um check-up no mês do aniversário de todos os petrolinenses. O cadastramento está previsto para acontecer neste mês de dezembro. Cerca de 150 estagiários de instituições de ensino parceiras devem fazer o cadastro dos usuários, visitando os domicílios.
Os petrolinenses serão contactados por telefone para comparecer a unidade de saúde mais próxima de casa no mês do aniverário. Esse contato será feito através de um call center que informará o dia e local da consulta e quais serão os exames posteriores.
Segundo a secretária de saúde de Petrolina, Lúcia Giesta, o programa vai abranger os 336 mil habitantes do município e será baseado em cinco linhas de cuidado: hipertensão, diabetes, câncer de mama, câncer de colo de útero e câncer de próstata. “A pessoa vai aferir pressão, medir o Índice de Massa Corporal (IMC) e a glicemia. Se ela estiver acima do peso e tiver tudo normal, vai participar de atividade física do Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e terá direito a uma consulta com nutricionista. Caso haja algum comprometimento será encaminhada para consulta médica e terá acesso à medicação”, explica.
O programa vai viabilizar também o agendamento de exames citopatológicos, mamografia e exame PSA. “As mulheres acima de 15 anos serão agendadas para fazer o exame citopatológico. E as acima de 40 anos, a mamografia. Os homens acima de 40 anos serão encaminhados para fazer o PSA e passarão no urologista para acompanhamento clínico, caso seja detectada alguma alteração”, esclarece Giesta.
De acordo com Giesta, na próxima semana haverá uma reunião com os estudantes que vão receber a primeira capacitação para fazer o cadastramento. “Os alunos vão receber um tablete que vai acrescentar os dados pessoais da população. A previsão é que o cadastro aconteça em dezembro na área urbana e rural. E esperamos que as atividades em janeiro com os atendimentos nas unidades de saúde que são 13 AMES e estamos fechando 20 unidades de referência”, relata.
(Juliane Peixinho Do G1 Petrolina)
0 Comentários
Os comentários não representam a opinião deste site; a responsabilidade é do autor da mensagem.