Fórum Eleitoral de Petrolina vai atuar em sistema de plantão para biometria

O atendimento será das 8h às 16h até o dia 30 de dezembro.
Dos 190 mil eleitores, apenas 85 mil fizeram o cadastramento biométrico.




(imagens da internet: montagem /montieur)

Mesmo após a notícia divulgada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de que as eleições de 2016 será com voto eletrônico, a procura pelo cadastramento biométrico continua em queda em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. A procura dos eleitores pela biometria no Fórum Eleitoral da cidade caiu cerca de 60%.
O chefe de cartório da 145ª Zona Eleitoral de Petrolina, Edvanilson Araújo, explica que antes da portaria divulgada no dia 30 de novembro no Diário Oficial da União, o movimento no Fórum era satisfatória. Devido a grande demanda, o atendimento foi estendido das 7h às 19h durante a semana e nos sábados das 8h às 12h. Mas, nas últimas semanas, houve uma queda de 60%.
“Atendíamos cerca de 850 a 900 pessoas por dia. Agora caiu para 350. Isso se deve principalmente por conta da notícia da votação manual e secundariamente por conta do final de ano. Naturalmente já tem um decréscimo e juntando as duas coisas, o atendimento caiu demais. E só faltam três meses e é um cenário preocupante. Dos 190 mil eleitores, apenas 85 mil fizeram o cadastramento”, destaca Edvanilson.
Para tentar amenizar a situação, foi determinado que a justiça trabalhe em regime de plantão entre os dias 21 a 30 de dezembro e de 4 a 6 de janeiro. Durante esse período, o Fórum Eleitoral funcionará das 8h às 16h. O atendimento volta ao normal no dia 7 de janeiro, recebendo os eleitores das 7h às 19h.
O chefe de cartório reitera que existem vagas abertas para o agendamento, que pode ser realizado através do site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). “Temos muitas vagas e o pessoal tem agendado muito pouco em Petrolina. Então pedimos para que as pessoas façam o agendamento. É mais cômodo para o eleitor porque pode escolher o dia, o horário e a gente tem a certeza de que naquele dia, teremos uma determinada demanda para ser atendida. É uma garantia também de que o sistema está sendo últil para a população”, enfatizou Edvanilson.    (Taisa Alencar Do G1 Petrolina)

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