Neymar apanha, marca no fim, e Barcelona vai à semifinal da Copa do Rei

© Getty Images Barcelona Neymar

O Barcelona sofreu para conseguir uma vaga na semifinal da Copa do Rei. Sem muita inspiração, mas novamente bem nos momentos decisivos, o time catalão venceu o Athletic Bilbao por 3 a 1, no Camp Nou, superando o marcador de San Mamés, há uma semana, quando triunfou por 2 a 1 no País Basco.
Luis Suárez, Gerard Piqué e Neymar foram os autores do gols do time azul e grená, virando o placar do confronto que havia sido aberto por Iñaki Williams.
Na noite em que o trio MSN voltou a jogar junto, Suárez foi novamente decisivo, Messi teve atuação abaixo da média, e Neymar foi o mais ativo do setor ofensivo - com dribles, boas chances e faltas, muitas faltas sofridas... e um gol no apagar das luzes, para matar o jogo. 
Antes da partida, o Barcelona encontrou uma dificuldade extra: uma virose impediu que três jogadores começassem jogando - depois de perderem treinamentos por causa de uma febre, Busquets e Iniesta ficaram no banco, e Arda Turan não foi relacionado.
Diante do contratempo, Luis Enrique escalou um meio-campo com Mascherano, Sergi Roberto e Rakitic; enquanto isso, Ernesto Valverde lançava seu time ao ataque, para tentar virar a derrota por 2 a 1 no jogo de ida.
Com muita pressão na saída de bola, o Athletic sufocava um Barcelona que não conseguia tocar com tranquilidade em seu próprio campo - muitas vezes, nem mesmo em sua própria área.
Quando Vermaelen balançou as redes, aos 8 minutos, a agonia inicial parecia ter passado; mas o gol do belga foi anulado devido a uma falta em Mikel Rico.
A resposta do Athletic não demorou. Aos 11 minutos, Aduriz encontrou Iñaki Williams entrando pelo meio da defesa. O atacante superou Mathieu na corrida, e passou por Ter Stegen para abrir o placar.
Dos minutos seguintes até a parte final da primeira etapa, o Athletic poderia ter ampliado. Aduriz e Williams tiveram ótimas chances para deixar o clube basco mais perto da classificação para a semifinal, mas pararam na errática defesa do Barcelona.
O time catalão só conseguiu reagir no jogo partir dos 35 minutos, sempre em jogadas de Neymar. O brasileiro foi derrubado duas vezes na área por Aymeric Laporte - a arbitragem não assinalou pênalti - e uma por Balenziaga, quando ia rumo ao gol de Iago Herrerín; o defensor levou cartão amarelo.
A reação do Barcelona no final do primeiro tempo deu ânimo ao time, que voltou melhor que o Athletic na segunda etapa. E, aos 8 minutos, finalmente conseguiu empatar. Depois de lançamento de Sergi Roberto, Messi avançou pela esquerda e cruzou para o centro da área. Luis Suárez não perdeu a chance e marcou seu gol de número 30 na temporada.
O Athletic ainda jogava por uma bola para repetir o resultado da ida e levar o jogo à prorrogação, mas já não tinha a mesma presença ofensiva. A conta dos esforços do primeiro tempo havia chegado, e o time basco recuou.
Com os bascos mais defensivos, o Barcelona passou a pressionar, a criar chances... E o goleiro Iago Herrerín passou a destacar-se com uma série de defesas em sequências. Messi, Neymar, Rakitic, todos paravam na muralha.
Até que, aos 36 minutos, o zagueiro Gerard Piqué finalmente acabou com a boa sequência de defesas de Herrerín. De cabeça, o defensor fez o segundo gol, dando finalmente um pouco de tranquilidade ao Barcelona.
Com a vitória e a classificação já definidas, o Barcelona ainda teve tempo de marcar o terceiro. Já nos acréscimos, Neymar chutou da entrada da área para fechar o placar.

No sábado, o time catalão já volta a campo para enfrentar o Atlético de Madri, em jogo que vale a liderança da Liga Espanhola. O Athletic Bilbao, por sua vez, visita o Getafe, tentando alcançar as posições que dão vaga na Europa League.
(msn / ESPN)

Postar um comentário

0 Comentários