Exposição em Petrolina reflete sobre afirmação da identidade negra

Exposição de Candice Machado discute protagonismo negro (Foto: Candice Machado/ Imagem do G1)

O protagonismo negro inspirou uma exposição que estará aberta à visitação até o dia 11 de março, na Reitoria da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. São 37 fotografias produzidas por Candice Machado que mostram o processo de afirmação da identidade negra de 14 pessoas da região.
A exposição denominada 'Protagonismo Negro: o retrato enquanto documental ensaio por Candice Machado' surgiu a partir do Trabalho de Conclusão do Curso de graduação em Artes Visuais na Univasf. “O processo durou de quatro a cinco meses e foi feito no segundo semestre de 2015. Primeiro realizei as entrevistas e depois as imagens. As pessoas escolheram as roupas e um local simbólicos para elas”, conta.
O tema foi escolhido por fazer parte da trajetória da artista. “Eu me identifico enquanto negra e queria um tema que partisse de mim. Eu passei pelo processo de afirmação negra e foi assim que o tema foi se desenvolvendo. Eu poderia ter trabalhado com várias linguagens e decidi trabalhar com fotografia que entendi que daria certo”, relata.
São 37 imagens em preto e branco e também em cores. As pessoas fotografadas são identificadas pelos nomes e pela profissão. “Algumas pessoas olham para a câmera e encaram a câmera e outras aparece apenas um gesto ou parte do corpo”, argumenta Machado.
Candice Machado é formada em webdesign e está no período de conclusão de Artes visuais na Univasf. A abertura da exposição aconteceu no dia 17 de fevereiro. A visitação segue até o dia 11 de março, nos horários de 8h às 12h e das 14h às 18h. (Juliane Peixinho Do G1 Petrolina)

Postar um comentário

0 Comentários