Prefeitura irá homenagear um dos mais antigos 'bonequeiros' do Brasil

Durante 28 anos, Antônio Zungão foi o responsável por dar vida ao boneco Zé Pereira

Antônio Zungão, um dos mais antigos 'bonequeiros' do Brasil  (Foto: Fabiano Caribé)

Os bonecos gigantes fazem parte da tradição do carnaval de Belém do São Francisco, no sertão de Pernambuco, encantando foliões belemitas e de outros estados. Mas, de que adiantaria se não houvessem os "carregadores", ou 'bonequeiros', como às vezes também são chamados as pessoas responsáveis por dar vida aos bonecos durante a folia.

Por isso, a prefeitura municipal decidiu realizar uma justa homenagem a um dos mais antigos "carregadores" do Brasil. Trata-se do senhor Antônio Pofiro Marinho, conhecido por Antônio Zungão, que durante 28 anos teve a missão de carregar o boneco gigante mais antigo do país, o Zé Pereira (1919).

Antônio é casado com a senhora Maria de Lourdes e tem 6 filhos. Nasceu em Belém do São Francisco, no ano de 1944, e desde muito cedo já demonstrava paixão pelo carnaval e, principalmente pelos bonecos Zé Pereira e Vitalina (1929).

Foi então que, aos 17 anos de idade, resolveu tentar segurar pela primeira vez o boneco em seu ombro. "Era muito difícil. Os bonecos daquela época eram muito pesados. Feitos com ferro e madeira. Mesmo assim eu tinha aquela vontade e acabei aceitando o desafio que valeu a pena. Os bonecos eram a minha paixão e são até hoje", disse o ex-bonequeiro.

Zungão permaneceu fazendo a alegria do povo belemita até encerrar suas atividades, no ano de 2006.

Asscom/PMBSF

Postar um comentário

0 Comentários