Programa faz busca ativa em casas de vítimas de ataques de escorpiões

Escorpião encontrado dentro de casa, no Jatobá, Zona Leste de Petrolina. (Foto: Lourença Silva Oliveira/ Arquivo pessoal)

Com o registro de ataques de escorpiões em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, foi lançado um programa de controle do animal no município. De acordo com a Secretaria de Saúde, foram notificados 103 acidentes com escorpião em 2015, sendo 81 de casos na Zona Urbana da cidade. Com o programa, estão sendo feitas busca ativa e fornecidas orientações.
Segundo o médico veterinário do Centro de Controle de Zoonoses de Petrolina (CCZ), Washington Luiz, estão ocorrendo visitas nas casas que tiveram ocorrências de ataque de escorpiões. “Estamos dando preferência aos locais que tiveram denúncias e vamos fazer a busca ativa e dar orientação. O Ministério da Saúde preconiza fazer nas residências e também nas casas vizinhas”, relata.
Os escorpiões preferem se abrigar em locais com pedras, folhas e entulhos. Geralmente, os animais saem à noite para capturar aranhas, baratas e grilos. “No bairro Palhinhas, uma mulher tinha sido picada três vezes. Na casa dela tinha plantas, telhas e entulhos no quintal. Nós estivemos na casa dela e fizemos a busca, mas nada foi encontrado. Fornecemos orientações para a moradora”, relata o veterinário.
Entre as medidas preventivas estão manter limpos quintais e jardins, não acumular folhas secas e lixo domiciliar, não jogar lixo em terrenos baldios, eliminar fontes de alimento para os escorpiões como baratas, aranhas e grilos, remover periodicamente materiais de construção e lenha armazenados, evitando o acúmulo exagerado, manter fossas sépticas bem vedadas, para evitar a passagem de baratas e escorpiões e rebocar paredes externas e muros para que não apresentem vãos ou frestas.
De acordo com Washington Luiz, a picada do escorpião pode causar a morte, geralmente os mais vulneráveis são crianças e idosos. Quem for picado deve lavar a região lesionada com água e sabão e procurar imediatamente o atendimento médico.
Para registrar o aparecimento de escorpiões e solicitar o Centro de Zoonoses através do 156 (ouvidoria) ou na Vigilância Sanitária, através do telefone 87 3864-4774.  (Juliane Peixinho Do G1 Petrolina)

Postar um comentário

0 Comentários