Após intervenção judicial, vigilância retira lixo de casa acumulado há anos

Homem acumulava entulhos dentro de uma casa na Zona Central de Petrolina (Foto: Taisa Alencar / G1)

A Agência Municipal de Vigilância Sanitária e a Polícia Militar cumpriram, nesta sexta-feira (18), uma determinação judicial de busca e apreensão na casa de um "acumulador" de entulho em uma casa na Rua Daria de Souza, no bairro Atrás da Banca, Zona Central de Petrolina, no Sertão de Pernambuco. A residência estava fechada e só foi aberta depois que um chaveiro foi acionado. O homem estava dentro da casa e teria colocado um parafuso na porta para dificultar a entrada da polícia e da vigilância.
O diretor da agência, Jarbas Costa, disse que a denúncia partiu de moradores e que o local era monitorado há algum tempo. “É uma casa que tem acúmulo de entulhos. A gente já acompanha essa demanda há mais de um ano e o proprietário já tinha sido notificado, mas não cumpriu com o que foi determinado. Por vezes tentamos manter contato com ele e não obtivemos retorno. Então, solicitação autorização judicial para proceder com a ação”, disse.
Na frente da casa foi encontrado um carro abandonado, com vidro quebrado e pneus furados. O veículo foi guinhado. De acordo com vizinhos, existiam outros cinco carros semelhantes no local mas foram retirados há pouco tempo pelo homem. No quintal da residência havia pneus, caixas, garrafas e várias peças velhas de carros. A equipe da vigilância só entrou na casa depois que um chaveiro abriu a porta e após uma conversa entre os policiais e o homem.
“Isso traz um transtorno para a população. Aí dentro tem foco do mosquito Aedes aegypti e também aranhas, roedores, baratas e outros insetos e isso migra para a casa das pessoas. Então, é uma situação precária, imprópria que na verdade traz transtornos no que diz respeito à saúde pública. Estamos cumprindo o que foi determinado pelo juiz. Todo o material fica de posse da Agência Municipal de Vigilância Sanitária. Nós vamos passar o relatório para o judiciário e aguardamos o retorno”, explicou Jarbas.
Um dos cachorros abandonados estava em um cômodo que foi queimado (Foto: Taisa Alencar / G1)Um dos cachorros abandonados estava em um
cômodo que foi queimado (Foto: Taisa Alencar / G1)
Dois cachorros que foram encontrados na casa foram encaminhados para o Centro de Controle de Zoonoses onde passarão por uma avaliação e em seguida colocados para adoção. “Ele será notificado por maus tratos. O local não tem condições de higiene. os animais estavam vivendo em um ambiente insalubre”, destacou Costa.
Na ação, mais de quatro caminhões de entulho e lixo foram retirados do local. Por haver a suspeita de que o local funcionava como ponto de venda de drogas, a polícia utilizou um cão farejador para revistar a casa. Mas, de acordo com o policial, mesmo com muito lixo, se tivesse qualquer tipo de droga no local, o cheiro do entorpecente seria destacado e logo identificado pelo cão.
Lixo encontrado dentro da casa de um 'acumulador' em Petrolina (Foto: Taisa Alencar / G1)Lixo encontrado dentro da casa de um "acumulador", em Petrolina (Foto: Taisa Alencar / G1)
Segundo vizinhos, que não quiseram se identificar por medo de represálias do dono da casa, a situação é antiga. “A gente convive com essa situação há vários anos e inclusive com risco de doenças, como dengue. Só eu já tive três vezes e as pessoas aqui de casa também já tiveram. Os outros vizinhos também reclamam da sujeira, dos bichos que saem dai. O dono não permite que ninguém entre na casa, não deixa os agentes de endemias entrar para fazer a inspeção. Além disso, tem as pessoas que frequentam o lugar, tem muito movimento”, relatou uma vizinha. (Taisa Alencar Do G1 Petrolina)

Postar um comentário

0 Comentários