Estudante de medicina é presa no Aeroporto Internacional do Recife com cocaína em gel

Cocaína em gel estava em preservativos masculinos (Foto: Divulgação/PF)

Uma estudante de medicina foi presa no Aeroporto Internacional do Recife, na Zona Sul da capital pernambucana, com 2,7 quilos de cocaína em gel. Ela tentava embarcar com o entorpecente para a Europa, na sexta-feira (29).
A jovem, de 20 anos, é de Mato Grosso e não tinha antecedentes criminais. Aos agentes da Polícia Federal que atuam no terminal Gilberto Freyre, ela relatou ter entrado para o tráfico partir de um relacionamento amoroso com um boliviano, que acabou em confusão.
Os agentes federais descobriram a droga a partir da avaliação do comportamento da estudante. Nervosa, inquieta e impaciente, ela foi chamada para conversar com os policiais. Como entrou em contradição  algumas vezes, a PF decidiu abrir a bagagem.
Lá, achou duas calças jeans. Nos bolsos da roupa, o entorpecente estava em uma apresentação insuitada: eram quatro envelopes plásticos cobertos com papel carbono  e que continham 45 preservativos masculinos com líquido oleoso em forma de gel.
Bastante perfumado, o produto tentava despistar o forte odor da droga. Após a realização de testes químicos, os agentes da PF detectaram a presença da cocaína.
A estudante foi autuada por tráfico internacional de drogas. caso seja condenada, poderá pegar de cinco a 20 anos de prisão.
Depois de se submeter a o exame de corpo de delito no Instituto de Mwedicina LÇegal (IML), em Santo Amaro, na área central do Recife, ela seguiu para a Colônia Penal Feminina, na zona Oeste da capital.
História
No interrogatório, a jovem contou que estuda medicina em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia.  Estava no quinto semestre do curso. Depois de encerrar o relacionamento com o boliviano, informou ter recebido ameaças.
O ex-companheiro disse que só deixaria de ameaçar seus parentes, no Brasil, se ela fosse para a Europa para transportar drogas.
Diante disso, viajou de Coroumbá (MT) para o Recife. Da capital pernambucana, seguiria para Lisboa, em Portugal, para entregar a cocaína boliviana.
Haxixe
No mesmo dia da prisão da jovem, a PF deteve no aeroporto um disk-jockey  (DJ) de São Paulo com 13 quilos de haxixe e uma pequena quantidade de skank. 
O suspeito tem 32 anos e já tinha sido autuado por posse de drogas em 2012. Ao passar pelo equipamento de raio-X, ele foi orientado a abrir a bagagem. Os agentes federais identificaram um fundo falso na mala. Nesse compartimento, estavam 90 tabletes de haxixe, acondicionados em papel carbono.
Esse tipo de droga é uma resina extraída de maconha. Tem uma alta concentração de THC, princípio ativo  responsável por produzir o efeito alucinógeno. O skank  é um tipo de maconha cultivada em laboratório e  possui efeito concentrado. Além das drogas, foram apreendidos passagens aéreas, uma balança de precisão,  um triturador de skank e um celular.
Balanço
O caso da estudante de medicina é o sétimo que envolve apreensão de droga  realizada este ano pela Polícia federal, no Recife. Até agora, 12 pessoas  foram presas. Os agentes já tiraram de circulação 2 quilos de pasta-base e 1.273 quilos de maconha e 1,1 quilo de crack, além de insumos químicos para a produção de drogas. 
Em 2015, a PF conseguiu prender 34 pessoas por tráfico de drogas. Tirou de circulação, no período, 862 quilos de maconha,156  quilos de pasta-base de cocaína, 28 quilos de crack e 614 quilos de cocaína pura.
(Do G1 PE)

Postar um comentário

0 Comentários