Dérbi opõe Palmeiras relâmpago a Corinthians forte nos minutos finais


Um clássico que promete ser emocionante desde o primeiro segundo até o apito final. Palmeiras e Corinthians se enfrentam neste domingo, às 16h (horário de Brasília), na arena do alviverde, e opõem estilos distintos no que diz respeito ao relógio. Enquanto o time de Cuca se acostumou a balançar as redes logo nos primeiros minutos de partida, o Timão vem sendo a equipe dos momentos finais.  
No último domingo, por exemplo, o Palmeiras precisou de apenas três minutos para abrir o placar contra o Flamengo, com Gabriel Jesus, em partida que terminaria com vitória alviverde por 2 a 1. O garoto é a principal arma para surpreender os adversários nos momentos iniciais, quando os jogadores ainda estão frios.
O Corinthians, por sua vez, testou a saúde de seus torcedores no sábado retrasado. A equipe de Tite perdia para o Coritiba em Itaquera até os 44 minutos do segundo tempo, quando saiu o empate, pelos pés de André. A virada alvinegra por 2 a 1 aconteceria aos 49, nos suspiros finais da partida, com Uendel. Mais uma vitória emocionante para a conta alvinegra em 2016. 

ATROPELA NO COMEÇO...
Foram sete as partidas deste ano em que o Palmeiras saiu na frente do adversário antes dos 10 minutos. Seis delas com Gabriel Jesus, artilheiro da equipe no ano, com 13 gols marcados, e uma com o argentino Allione.  
A situação se repetiu nos últimos dois jogos do Verdão no Campeonato Brasileiro: além de abrir o caminho da vitória contra o Flamengo, o jovem atacante marcou também o primeiro do triunfo por 4 a 3 sobre o Grêmio, na quinta retrasada, ainda no primeiro minuto de jogo. Segundo ele, não é mera coincidência. 
– Eu posso estar até abrindo o jogo para os adversários, mas sempre tenho essa oportunidade no começo. (risos) Ali todo mundo está frio e tenho essa percepção. Sou abençoado, sempre cai no meu pé, em muitos jogos acontece isso. O Jean me fala direto: "Fica atento, a bola sobra para você – afirmou, após a vitória sobre os gaúchos.  
Além dos momentos seguintes ao apito inicial, Gabriel Jesus também é uma arma nos primeiros segundos após o intervalo. Nas vitórias por 4 a 1 sobre o XV de Piracicaba, pelo Paulistão, e 4 a 0 sobre o Atlético-PR, na estreia do Brasileiro, o garoto deixou sua marca no primeiro minuto do segundo tempo. 
Jogos em que o Palmeiras marcou no início (veja alguns gols no vídeo abaixo):Palmeiras 2x2 São Bento (Gabriel Jesus - 5 minutos do primeiro tempo)
Palmeiras 4x1 Capivariano (Allione - 7 minutos do primeiro tempo)
Palmeiras 4x1 XV de Piracicaba (Gabriel Jesus - 1 minuto do segundo tempo)
Palmeiras 3x3 Rosario Central (Gabriel Jesus - 4 minutos do primeiro tempo)
Palmeiras 4x0 Atlético-PR (Gabriel Jesus - 22 segundos do segundo tempo)
Palmeiras 4x3 Gremio (Gabriel Jesus - 1 minuto do primeiro tempo)
Palmeiras 2x1 Flamengo (Gabriel Jesus - 3 minutos do primeiro tempo)
SURPREENDE NO FIM
Na contramão do rival, o Corinthians construiu um histórico de decisão nos momentos finais em 2016. São nove partidas com gols decisivos após os 35 minutos do segundo tempo – sendo seis deles após os 42.  
O duelo com o Coritiba, no último sábado, foi a maior prova de que não ficar atento com o Timão até o árbitro decretar o final da partida pode ser uma armadilha. Embalado pela torcida, o Alvinegro buscou o gol da vitória aos 49 minutos do segundo tempo, quando o empate, com gol de André aos 44, já parecia bom negócio.  
Tite costuma levar em conta, acima de quantos minutos o relógio marca quando sai o gol, outros fatores, como a efetividade do time em finalizações, quantos passes o time trocou ao longo de 90 minutos, entre outras estatísticas relevantes.  
– Em termos emocionais não é legal, mas mostra um outro lado, mentalmente muito forte e focado – comentou o treinador, após vitória sobre o Oeste, com gol aos 45 do segundo tempo, pela primeira fase do Campeonato Paulista. 
Jogos em que o Corinthians marcou no fim (veja alguns gols no vídeo abaixo):
Corinthians 1x0 XV de Piracicaba (Romero aos 46 minutos do segundo tempo)
Corinthians 2x2 Ferroviária (Giovanni Augusto aos 37 minutos do segundo tempo)
São Bento 1x1 Corinthians (André aos 43 minutos do segundo tempo)
Corinthians 1x0 Oeste (Rodriguinho aos 45 minutos do segundo tempo)
Corinthians 1x0 Ituano (Felipe aos 42 minutos do segundo tempo)
Corinthians 2x1 Ponte (Balbuena aos 37 minutos do segundo tempo)
Corinthians 1x0 Cobresal (Escalona, contra, aos 45 minutos do segundo tempo)
Corinthians 1x0 Santos (Giovanni Augusto aos 36 minutos do segundo tempo)
Corinthians 2x1 Coritiba (André aos 44 e Uendel aos 49 minutos do segundo tempo)
Veja a ficha técnica do clássico:
Local: Arena do Palmeiras, em São Paulo
Data e horário: domingo, 16h (horário de Brasília)
Provável escalação do Palmeiras: Fernando Prass; Tchê Tchê, Thiago Martins, Edu Dracena e Fabrício (Zé Roberto); Jean e Matheus Sales; Róger Guedes, Moisés (Cleiton Xavier) e Dudu; Gabriel Jesus
Provável escalação do Corinthians: Walter, Fagner, Felipe, Yago e Uendel; Cristian e Bruno Henrique; Marquinhos Gabriel, Guilherme e Giovanni Augusto; Luciano
Pendurados do Palmeiras: Thiago Martins e Matheus Sales
Pendurados do Corinthians: Cristian e Bruno Henrique
Desfalques do Palmeiras: Barrios, Vitor Hugo, Gabriel e Arouca
Desfalques do Corinthians: Balbuena, Vilson, Elias, Matheus Vidotto e Bruno Paulo
Arbitragem: Raphael Claus (Fifa), auxiliado por Emerson Augusto de Carvalho (Fifa) e Rogério Pablos Zanardo (aspirante à Fifa), todos de São Paulo
Transmissão: TV Globo para SP, RS, SC, PR, MG (menos Juiz de Fora), GO, TO, MS, MT, BA, SE, AL, PE, PB, RN, CE, MA, PA (menos Santarém), AP e DF (com Cleber Machado, Caio Ribeiro e Leonardo Gaciba) e Premiere, Premiere HD e PFCI (com Odinei Ribeiro e Wagner Vilaron)
Tempo Real: GloboEsporte.com, a partir das 13h

GloboEsporte.com,

Postar um comentário

0 Comentários