Cientista político explica quais são as responsabilidades de um vereador

(Reprodução / TV Grande Rio)


O primeiro turno das eleições municipais vão acontecer no dia 2 de outubro. Por isso, além de  ter que decidir o voto, os eleitores devem conhecer o papel de cada agente político. Em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, um cientista político ressalta que é preciso saber a responsabilidade dos membros do poder legislativo municipal, que, neste caso, são os vereadores.


Boa parte da população de Petrolina diz conhecer o papel de um vereador. “Levar a Câmara de Vereadores, os projetos e leis que venham beneficiar a população daquela cidade, a qual ele está servindo”,  sugere a técnica em contabilidade, Gizelda Maria da Silva. Já o estudante Leonardo Nunes acredita que entre as atribuições do vereador está escutar a população. “Fazer elaboração de leis e projetos para o executivo efetuar".
Para o Cientista Político, Vanderlei Carvalho, as pessoas devem saber exatamente a função de um membro do poder legislativo municipal. “O vereador não é alguém capaz de administrar recursos e realizar grandes obras de saneamento, de pavimentação, de iluminação. Essa atribuição é do prefeito. O vereador é aquele que elabora as leis, representa os vários segmentos de uma sociedade, como a nossa que é uma sociedade plural com muitos grupos, muitos interesses e valores em jogo e esse vereador é o representante dos vários segmentos da sociedade”, explica.

Além disso, o cientista político diz que o eleitor precisa estar atento à duas situações. “O vereador só pode prometer um fiscalizador, ser alguém ativo e proponente na câmara municipal. Tudo mais que ele prometa é falso. Ele pode dizer que vai lutar para trazer benefícios para a região e vai propor isso para os seus pares e prefeito. Outra coisa que o vereador não pode e é crime, é essa 'ajudinha' que o vereador promete ou dar para o eleitor, essa ajuda não sai do bolso dele normalmente e o salário dele não é suficiente para ele sair dando ajuda para vários eleitores”, revela.
Os eleitores devem escolher um número maior de representantes do que em 2012. Em Petrolina, a partir do próximo ano, o número de vereadores sobe de 19 para 23. “É constitucional esse aumento dos vereadores. Na minha opinião não é necessário, mas é constitucional. Não tem nenhuma ilegalidade nisso e a Câmara Municipal de Petrolina está cumprindo a constituição”, explica Carvalho. informações do G1 Petrolina.

Postar um comentário

0 Comentários