(Reprodução / G1 Petrolina / TV Grande Rio)
Há menos de três meses da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), estudantes de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, intensificaram os estudos com o objetivo de garantir boas notas na avaliação. Este ano, o Enem acontece nos dias 5 e 6 de novembro.
Com mais de oito milhões de inscritos e pensando na concorrência por uma vaga na universidade, muitos estudantes estão abrindo mão de fins de semana de descanso ou lazer para assistir aulas e fazer simulados. O movimento nos cursinhos é intenso até mesmo nos finais de semana, quando geralmente são realizados simulados.
“Se no Enem você não tiver uma base de como vai ser a prova, você vai ficar perdido. Você tem que montar uma estratégia, tem que ver quantos minutos você está fazendo por questão. Você tem que ver se realmente o que estudou está sendo pondo em prática ali, o ano todo, porque o Enem é praticamente a prova da sua vida”, disse o estudante Ronaldo Gois Júnior.
Na reta final de preparação, até nos momentos de descanso, o foco é nos estudos. “O vestibular só acontece uma vez no ano e balada, saindo com os amigos, com certeza você sempre tem outras oportunidades”, argumentou a estudante Jaiane de Carvalho.
Os alunos garantem que todo o esforço é válido para conseguir uma boa nota no Enem. “É importante porque a gente está em casa, sempre estuda, mas tem aqueles assuntos que a gente não sabe direito, que a gente fica na dúvida e quando tem aula a gente pode tirar essas dúvidas”, explicou a estudante Nayane Regina Damasceno.
Para os professores, a organização do tempo deve ser feita com cuidado. “Dividir o seu tempo direitinho, procurar distribuir seu tempo e realmente ter o seu momento de lazer que é importante para o estudante. Mas, basicamente, a programação desses últimos meses são fundamentais para o sucesso do estudante no Enem, porque é uma prova que realmente vai exigir muita concentração, muita habilidade, muita paciência”, destacou o professor Philippe Monteiro. informações do G1 Petrolina.
0 Comentários
Os comentários não representam a opinião deste site; a responsabilidade é do autor da mensagem.