(Reprodução / TV Grande Rio)
O tratamento de pacientes com câncer está prestes a ganhar um grande reforço em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. No fim deste ano, deve ficar pronta a primeira etapa das obras do Hospital Dom Tomás, da Associação Petrolinense de Amparo à Maternidade e à Infância (Apami).
A auxiliar de serviços gerais, Maria do Socorro Freire, descobriu no ano passado que estava com câncer de mama. Ela fez o tratamento com quimioterapias, passou por uma cirurgia e agora toma medicamentos para se recuperar. “Eu me sinto como na minha casa, com os enfermeiros, médicos, trata a gente muito bem”, relata.
Apami investiu cerca de 10 milhões para a construção do Hospital Dom Tomás. Atualmente 40 pessoas estão trabalhando na obra, a maioria na fachada do prédio. Aparte do térreo já está em fase de conclusão. As enfermarias estão prontas para funcionar e os outros setores também estão concluídos, somente esperando a chegada dos equipamentos.
O hospital começou a ser construído em outubro de 2014. A expectativa é de que a primeira etapa seja entregue até o fim deste ano, com emergência, enfermarias adulto e infantil, cuidados paliativos, centro cirúrgico e unidade de terapia semi-intensiva.
Ainda não há uma previsão de quando tudo vai ficar pronto. “Nós vamos construir a unidade de radioterapia e continuar com a construção da obra. O recurso a gente está tentando junto a Caixa Econômica Federal e logo que consiga o recurso a gente vai continuar com a obra, explica o engenheiro responsável pela obra, Marco Aurélio Abreu.
O Centro de Oncologia da Apami tem 17 mil e 500 cadastros de pacientes, sendo 1.500 por mês em tratamento. Com a chegada do Hospital Dom Tomás, a expectativa é que o número de atendimentos aumente. “Nós teremos 12 unidades oncológicas clínicas, as internações clínicas, além disso nós teremos todas as cirurgias oncológicas em um local só, lembrando que pelo SUS, e, em terceiro momento, nós teremos a radioterapia em um só lugar, nós vamos conseguir fazer rodos os tratamentos oncológicos”, revela. informações do G1 Petrolina.
0 Comentários
Os comentários não representam a opinião deste site; a responsabilidade é do autor da mensagem.