Médica que teria se negado a atender bebê presta depoimento no Rio

A médica foi à 16ºDP (Barra da TIjuca) nesta segunda-feira (12) (Reprodução / Foto: Fernanda Rouvenat/ G1)


A médica Haydée Marques, que teria se recusado a atender um bebê de um ano e meio na semana passada, foi à 16ªDP (Barra da Tijuca) na manhã desta segunda-feira (12) para falar sobre o caso. Breno Rodrigues Duarte da Silva, que tinha um problema neurológico, passou mal e só podia ser transportado para o hospital de ambulância e acabou morrendo.

Na entrada da delegacia, ela se negou a falar com a imprensa. "Eu já falei o que tinha que falar ontem", foi a única declaração de Haydée Marques.

Em entrevista ao Jornal Extra, publicada no domingo (11), a médica disse que, em sua visão, ela não negou o atendimento.

“Isso não foi omissão de socorro, já que não era um caso grave. O menino não faleceu imediatamente, morreu só depois de uma hora e meia. Eu não sou pediatra e nem neurologista e se tratava de uma criança muito pequena com quadro neurológico. Sem falar que eu estava muito estressada e sem condições psicológicas para atender. Naquele dia, eu nem ia para o plantão”, justificou a profissional.

O advogado que representa a família do menino Breno afirmou que eles entrarão com um processo contra o plano de saúde Unimed, contra a médica Haydée Marques, que teria se recusado a atender a criança, e contra a Cuidar, empresa terceirizada que faz o serviço de ambulância. Segundo Gilson Moreira, ela deveria ser afastada do exercício da medicina pelos órgãos responsáveis.


(Arquivo Pessoal)


As câmeras de segurança do condomínio onde a criança morava mostraram que a ambulância da empresa Cuidar, terceirizada, chegou às 9h10. Mas a médica que aparece gesticulando e rasgando papéis sequer desceu do carro. Foi embora três minutos depois, sem atender o menino. Ele morreu às 10h26, antes que a segunda ambulância chegasse ao endereço.

Assim que a notícia se tornou pública, outros casos apareceram, como o do paciente Leonel Martins, que respirava com a ajuda de aparelhos. Ele precisou ser levado de ambulância para fazer um exame de ultrassonografia. A médica encarregada de transportar Leonel para o hospital era a Haydée. A família diz que ela foi negligente.

“Quando a ambulância chegou, ela olhou para o meu pai, viu que era paciente de traqueostomia e ventilação mecânica, mas super saudável, conversando, se alimentava com a própria mão. Ela pegou, falou assim: ‘Ué, mas o paciente é de ventilação mecânica?’ Ela se assustou. Aí, quando ela chegou, ela falou assim: ‘Vamos fazer logo o atendimento porque eu estou com fome, eu quero almoçar. Vamos logo com esse atendimento’”, contou um ex-colega.

Haydée também tem uma anotação criminal por agredir uma paciente, em 2010. O Conselho Regional de Medicina disse também que a médica já sofreu uma sanção técnica, mas não explicou exatamente qual foi a punição e nem por qual caso. As informações são da Fernanda Rouvenat / G1 Rio.

Postar um comentário

0 Comentários