Dom Malan aumenta a oferta de cirurgias ginecológicas eletivas




Desde o dia 1º de agosto último, o Hospital Dom Malan/Imip de Petrolina aumentou a oferta de cirurgias ginecológicas eletivas. Agora, os procedimentos vão acontecer também às terças e sextas-feiras, com quatro pacientes sendo atendidos a cada dia. Antes, o HDM já realizava cirurgias ginecológicas três vezes por semana e, mesmo assim, não vinha conseguindo atender à demanda da VIII Regional de Saúde. Sem contar com as cirurgias de mama que acontecem toda segunda, quarta e quinta-feiras.

O reforço foi viabilizado reforço por meio de uma pactuação com o Governo do Estado, alcançada através de emenda parlamentar do então deputado, à época, Miguel Coelho. A iniciativa tem como objetivo diminuir a demanda reprimida pelo tipo de serviço e deve durar por tempo indeterminado, ou até durarem os recursos.

Os deputados estaduais de Pernambuco tiveram este ano R$ 70 milhões liberados em emenda parlamentar para serem utilizados em ações prioritárias do governo, como saúde e educação. “Cientes disso nós fomos atrás e conseguimos aprovar esse projeto, que para nós é muito importante por conta da grande fila de espera. Desejamos com essa ação praticamente zerar a demanda reprimida”, ressalta a diretora de atenção à saúde, Tatiana Cerqueira.

Quem gostou da notícia foram as usuárias que tiveram a data da cirurgia antecipada, como é o caso de Sueli Ferreira de Lima, que é empregada doméstica e mãe de quatro filhos. “Estava esperando há cinco meses para fazer a laqueadura e tive uma grata surpresa com esse mutirão, pois eu me cuido direitinho, tomo meu anticoncepcional, mas deslizes acontecem. Agora vou me sentir mais segura”, garantiu.

Eliene Maria da Silva também estava na fila de espera pela cirurgia de laqueadura. A trabalhadora rural, que já tem cinco filhos, mostrou-se bem decidida no preparo para o bloco cirúrgico. “Estou bem certa do que quero e feliz de ter saído a minha data tão cedo”, comemorou.

Nesta sexta-feira (04) aconteceu o segundo dia da ação e mais de 30 mulheres serão atendidas em agosto. “Posteriormente teremos um mutirão de cirurgias eletivas pediátricas, também em parceria com o estado. Já temos um em andamento, mas com o município e que só atende à demanda de Petrolina. O próximo atenderá à VIII Regional”, adianta a coordenadora de enfermagem, Fátima Leal.

Postar um comentário

0 Comentários