Áreas comerciais de 33 cidades de PE recebem reforço de 3,8 mil policiais no período natalino

Detalhes da Operação Papai Noel foram anunciados em coletiva de imprensa nesta quinta (7) no Recife (Foto: Marina Meireles/G1)


A partir da sexta-feira (8), 33 municípios pernambucanos ganham o reforço de 3.812 policiais militares até o dia 25 de dezembro. O aumento do efetivo faz parte da Operação Papai Noel, anunciada pela Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE) nesta quinta-feira (7), e tem o objetivo de reforçar a segurança em áreas comerciais.

De acordo com o secretário de Defesa Social de Pernambuco, Antônio de Pádua, a ação busca diminuir as ocorrências criminosas nesse período do ano, quando aumenta o fluxo de consumidores em centros comerciais. "Após um longo planejamento, identificamos a necessidade de intensificar o policiamento em algumas cidades do interior para diminuir a quantidade de roubos e furtos que acontecem nessa época do ano", explica o titular da pasta.

Somente no Recife e na Região Metropolitana, o reforço é de 1.632 policiais militares. "O número de policiais praticamente dobra nessa região", garante Pádua. De acordo com o secretário, trata-se de um acréscimo do efetivo nessas áreas e os profissionais recebem diárias pelo trabalho realizado. Segundo o diretor de planejamento operacional da PM, Coronel Roberto Santana, o policiamento ostensivo é feito a pé, em viaturas e em motos.

Outros 2.180 policiais reforçam a segurança em áreas comerciais de cidades da Zona da Mata, como Goiana, Palmares, Vitória de Santo Antão e Escada; e do Agreste, como Gravatá, Caruaru, Garanhuns, Pesqueira, Belo Jardim, Surubim, Santa Cruz do Capibaribe e Toritama. No Sertão, os municípios contemplados pelo aumento do efetivo policial nas áreas de comércio são Arcoverde, Petrolina, Ouricuri, Salgueiro, Serra Talhada, Afogados da Ingazeira e Santa Maria da Boa Vista.

Para o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas, Eduardo Catão, presente no anúncio da operação, a medida traz segurança não somente a clientes, mas a donos de lojas. "Isso faz com que os lojistas fiquem mais tranquilos porque nesta época do ano o movimento aumenta muito", afirma. As informações são do G1 PE.

Postar um comentário

0 Comentários