Ações de combate à tuberculose são reforçadas durante mês de março em Petrolina (PE)



Março é o mês escolhido para intensificar a campanha de combate à tuberculose em âmbito nacional. Para conscientizar os petrolinenses sobre a doença, a Secretaria de Saúde de Petrolina promove, desde o início do mês, diversas ações educativas sobre o agravo.

Nas unidades básicas de saúde, por exemplo, foram realizadas ações educativas com rodas de conversa e distribuição de panfletos. Já no último dia 16, a equipe do programa de tuberculose fez uma busca ativa por sintomas respiratórios em pessoas em situação de rua.

Durante a manhã desta sexta-feira (23), houve panfletagem e orientações a motoristas, motociclistas e pedestres no semáforo da Avenida Guararapes em parceria com a Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (Ammpla).

“Essas atividades chamam a atenção da população sobre o que é a tuberculose e também sobre o tratamento e cura da doença, que é gratuito e disponibilizado pelo SUS. Viemos para o Centro da cidade para conseguir atingir um número maior de pessoas, pois, quanto mais for difundido, melhor” destaca a coordenadora do programa de tuberculose do município, Juliana Viana.

FIQUE DE OLHO NOS SINTOMAS


Tosse por mais de duas semanas, produção de catarro, febre, sudorese, cansaço, dor no peito, falta de apetite e emagrecimento são os principais sintomas da tuberculose. Nos casos mais avançados, pode aparecer escarro com sangue. Pessoas com esses sintomas associados ou isoladamente devem procurar uma Unidade de Saúde o mais rápido possível, pois o tratamento é gratuito e deve ser iniciado imediatamente.

Postar um comentário

0 Comentários