Prefeitura incentiva alimentação saudável em creches de Petrolina (PE)

(Foto: Ascom PMP)

Refletir e ensinar aos alunos sobre hábitos alimentares saudáveis. Este é o objetivo de uma ação pedagógica que está sendo realizada nas unidades da primeira infância da rede municipal de Petrolina. Os alunos do Nova Semente e dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s) estão sendo estimulados a conhecer novos sabores e texturas dos alimentos.

“As crianças atendidas na nossa rede vivenciam, periodicamente, projetos pedagógicos maravilhosos, a exemplo desses da alimentação saudável. Ensinar, oferecer estímulos, incentivar através do concreto e de forma lúdica, sempre será o melhor caminho para o desenvolvimento infantil”, pontua Poliana de Castro, diretora de Primeira Infância da Secretaria de Educação (Sedu).

Os alunos desenvolvem atividades para além da sala de aula, entre elas palestras, contação de histórias, vídeos educativos sobre o tema, rodas de conversas e degustação de alimentos. “A escola é um espaço privilegiado para a promoção da saúde e desempenha papel fundamental na formação de valores, hábitos e estilos de vida, entre eles , o da alimentação. Sentimos essa necessidade e estamos aplicando isso na rede. Uma criança saudável, bem alimentada, aprende mais”, completa Poliana.

Na unidade do programa Nova Semente ‘Vovó Lira’, no bairro Antônio Cassimiro, por exemplo, entre as atividades lúdicas realizadas, as professoras estimularam os alunos a perceber , com as mãos , a forma e a textura de algumas frutas e legumes. “Fizemos a atividade usando a brincadeira do tato. As crianças tiveram que adivinhar qual alimento tinha dentro da caixa apenas com o toque”, relatou a gestora do programa. Os alunos de todas as unidades do Nova Semente recebem atendimento integral e gratuito, além de cinco refeições diárias e acompanhamento de professores em todas as turmas.

Postar um comentário

0 Comentários