Temer diz que governo está pronto para trazer de volta ao Brasil crianças separadas das famílias nos EUA

(Foto: Cesar Itiberê/Presidência da República)

O presidente Michel Temer afirmou nesta terça-feira (26) que o governo brasileiro está disposto a "colaborar" com o transporte para o retorno de crianças brasileiras que foram separadas dos pais, flagrados ao tentar entrar de forma ilegal nos Estados Unidos.

Temer abordou o assunto em reunião com o vice-presidente dos EUA, Milke Pence, que está em visita ao Brasil. Após, em declaração à imprensa, ele informou o desejo de buscar as crianças, caso seja o interesse das famílias.

"Levantei com o vice-presidente Pence a questão dos menores brasileiros que se encontram separados de seus pais nos EUA. Disse que se trata de questão extremamente sensível para sociedade e governo brasileiros. Pedi sua especial atenção para assegurar a rápida reunião das famílias", disse Temer.

"Eu assinalei até que nosso governo está pronto a colaborar no transporte dos menores brasileiros de volta ao Brasil, se esse for o desejo das famílias. As autoridades dos dois países continuarão em contato sobre esse tema", completou Temer.

Na semana passada, o governo americano divulgou que havia, pelo menos, 49 crianças brasileiras em abrigos nos EUA. O Ministério das Relações Exteriores tem a expectativa de que nos próximos dias três crianças sejam liberadas para ficar com parentes.

O tratamento dado às crianças e aos pais preocupa Temer e outras autoridades brasileiras. A separação de crianças e pais flagrados na tentativa de entrar nos EUA faz parte da política de "tolerância zero" do governo de Donald Trump contra a imigração ilegal.

Mais cedo, antes da declaração de Temer, o embaixador do Brasil em Washington, Sergio Amaral, já havia dito que Temer está disposto a mandar “buscar” as crianças brasileiras nos Estados Unidos.

“Na reunião que houve no Planalto, [Temer] levantou [a questão] e o Pence disse que era compromisso de campanha americana, mas, dentro dos limites disso, que eles estariam prontos a trabalhar conosco”, disse Amaral em conversa com jornalistas.

“O presidente Temer disse que respeitava internamente a legislação americana, mas ele achava que, dentro dos limites e da vontade das famílias, ele estava inclusive disposto, se fosse necessário, a mandar buscar as crianças”, completou o diplomata.

Amaral ponderou, no entanto, que a decisão de trazer as crianças vai depender das famílias, porque pode ser que os pais prefiram que os filhos continuem em território americano. "Cada caso é um caso", observou. Segundo ele, o consulado brasileiro tem notícia de 51 crianças em abrigos nos Estados Unidos.

Mike Pence

Pence também abordou a questão das crianças separadas das famílias em sua declaração à imprensa.

Segundo ele, o presidente Donald Trump tenta manter as famílias unidas, ao mesmo tempo em que trabalha para aplicar as leis americanas.

O vice-presidente declarou que o governo norte-americano irá trabalhar para reunir as famílias e as crianças, inclusive as brasileiras.

"Estamos trabalhando para reunir as famílias, inclusive famílias brasileiras que estão neste meio. Vamos fazer acontecer", disse. As informações são de Fernanda Calgaro e Guilherme Mazui, G1, Brasília.

Postar um comentário

0 Comentários