Jecana do Capim finaliza ciclo junino com recorde de competidores em Petrolina (PE)

(Foto: Jonas Santos / Ascom PMP)

Depois de quase dois meses do ‘Melhor e Mais Forte São João do Brasil’, a Jecana do Capim finalizou neste domingo (1º), o ciclo junino petrolinense. O destaque desta edição ficou a cargo do recorde de participação de animais nas competições, que chegou a 48 em contraponto aos 35 em 2017. A festa, que começou na sexta-feira (29), contou com programação variada, desde missa festiva e barraquinhas às tradicionais competições e apresentações musicais.

No domingo, os carros antigos trouxeram um pouco do passado para a arena de competição, dando as boas vindas aos anfitriões e visitantes da festa. Em seguida, um desfile irreverente de jumentos ornamentados divertiu os presentes. Na primeira colocação, a jumenta ‘Maria Bonita’, de Salgadinho (PE), despontou na competição com o tema ‘Amor’. Em segundo lugar, da comunidade do Capim, o jumento ‘Aquiles’ expôs as paixões do homem sertanejo com a temática ‘Vaqueiro, vida e costumes do heroi do Sertão’. A terceira posição ficou com o ‘Cara de Jegue’, também do Capim, com a apresentação ‘Carregando estrela toda a torcida pelo hexa’, trazendo nas costas o elenco do futebol brasileiro.

Na ‘Corrida de Burros’ teve tricampeonato para a primeira posição: ‘Morena’ de Afrânio (PE) pela terceira vez venceu a competição. A segunda colocação ficou para o animal ‘Negão do WhatsApp’ de Petrolina (PE); o terceiro lugar foi para a cidade de Jataúba (PE), com Catarina. A quarta vencedora foi a burra ‘Neguinha’, de Dormentes (PE).

No ‘Grand Prix Jeguístico’, jumentos de três estados do Nordeste se destacaram: Chulé de Jataúba (PE); Cadáver de Nossa Senhora da Glória (SE); Tira Teima de Santa Filomena (PE); Catingueiro de Nossa Senhora da Glória (SE); Pula Pula de Santa Filomena (PE) e Juliete de Umbuzeiro (PB) levaram respectivamente do primeiro ao quinto lugar da competição. 

(Foto: Jonas Santos / Ascom PMP)


Tradição

Presente ao festival, o prefeito Miguel Coelho destacou a tradição e organização da Jecana. “Primeiro é preciso parabenizar o povo do Capim e de Petrolina, que aqui estiveram para manter essa festa tão bonita. A Jecana é um patrimônio de toda essa região, que precisa ser preservada e valorizada, e hoje pudemos ver um evento muito bonito, organizado e que vai crescer ainda mais nos próximos anos”, comemorou o gestor.

Depois de muita corrida e até desfile, foi a hora de arrastar a chinela e fazer a poeira subir com o forró de Gervilson Duarte. Logo em seguida, o cearense Guilherme Dantas finalizou a Jecana do Capim, no ‘Forró do Poeirão’.

Jecana

A Jecana é considerada por lei como 'Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco’. Fundada pelo falecido radialista, Carlos Augusto Amariz há 47 anos, a festa ficou conhecida em todo o Brasil por homenagear o animal de tração mais popular no Nordeste: o jegue.

No total, são três dias de festa, começando sempre na sexta à noite com missa e abertura das barraquinhas; seguindo no sábado com o ‘Forró da Rabichola’ e no domingo com as competições do ‘Jegue Fashion’; ‘Corrida dos Burros’; o ‘Grand Prix Jeguístico’ e o ‘Forró do Poeirão’.

Postar um comentário

0 Comentários