'Foi muito medo', diz moradora retirada de vila após vazamento de dique da transposição do Rio São Francisco

Retirados às pressas de suas casas na quinta-feira (16), os moradores da Vila Produtiva Rural de Negreiros, localizada próximo ao dique de Negreiros, do Projeto de Transposição do Rio São Francisco, em Salgueiro, no Sertão de Pernambuco, estão abrigados em hotéis e pousadas da cidade. A defesa civil de Pernambuco e o Ministério da Integração evacuaram a área, após um vazamento na represa.

A agricultora Alaíde Joana da Conceição diz que os moradores da Vila ficaram assustados com a notícia de que teriam que deixar suas casas.

Eles disseram que era pra sair porque a barragem estava correndo risco, que estava rachada e iam mexer na barragem. Então, com as pessoas lá, qualquer hora que quebrasse não ficava ninguém. Ficou aquela correria, o povo assustado, tudo se arrumando, todo mundo correndo. O risco era de desabar a barragem, afirma.



Alaíde Joana da Conceição, moradora da Vila Produtiva Rural de Negreiros (Foto: Reprodução / TV Grande Rio)

Também moradora da Vila, a agricultora Maria Aparecida de Souza disse que estava em casa dormindo, quando foi alertada por um vizinho.

Foi muito medo, sem esperar. Estava deitada e, quando pensa que não, chega um vizinho avisando. Peguei só umas roupinhas, os documentos e fui pegar o carro. Fiquei com muito medo. Disseram que a barragem estava pra estourar e , se estourasse, não ia ficar nada.

Maria Aparecida foi avisada do risco por um vizinho da Vila Produtiva (Foto: Reprodução / TV Grande Rio)


Os dois acessos ao dique de Negreiros foram interditados. Em nota, o Ministério da Integração confirmou que houve a necessidade de uma ação preventiva no dique em Salgueiro, para assegurar a proteção da comunidade. Também informou que as 35 famílias estão sendo levadas para pousadas no município, até que sejam feitas todas as avaliações.

Em menos de uma semana, esse é o segundo problema no Eixo Norte da transposição do Rio São Francisco. No sábado (10), um dos canais se rompeu causando um grande desperdício de água. A Polícia Federal está investigando o caso e trabalha com a suspeita de uma ação criminosa. O trecho faz parte da terceira estação de bombeamento do Eixo Norte do Projeto da Transposição. O acionamento foi feito há apenas 15 dias, com a presença do presidente Michel Temer. A previsão era de que as águas do Rio São Francisco chegassem até os municípios do Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte até setembro. As informações são do G1 Petrolina.

Postar um comentário

0 Comentários