Instituto de Medicina Legal de Petrolina é entregue após mais de um ano em obras

(Foto: Reprodução/ TV Grande Rio )

Após mais de um ano de obras, o Instituto de Medicina Legal (IML) do Sertão de Pernambuco foi entregue em Petrolina. A previsão é que, a partir da próxima semana, comece a funcionar além do IML, duas delegacias da Polícia Civil no novo prédio. O local possui laboratórios para perícias traumatológicas, toxicológicas e sexológicas. E cartório e salas para reconhecimento de corpos e necrópsia.

O IML estava funcionando desde o ano passado provisoriamente no 5º Batalhão da Polícia Militar (5º BPM). Segundo o gerente de Polícia Científica do Interior 2, Álvaro Miranda, a transferência do instituto deve acontecer nos próximos dias. "Nós estamos fazendo as adequações técnicas finais em relação a alguns equipamentos que precisam de especificidade técnica na montagem e funcionamento. A minha expectativa é que semana que vem é que já esteja tudo em pleno vapor aqui no IML".

A obra durou mais de um ano e começou em junho do ano passado com previsão para ser concluída em dezembro. Em janeiro, foi prorrogada para o primeiro trimestre desse ano. Em abril, foi divulgado um novo prazo, e a unidade deveria ter sido entregue em junho. E em julho, mais uma prorrogação para setembro, até que, finalmente, o IML foi inaugurado.

De acordo com a chefe da Polícia Científica de Pernambuco, Sandra Santos, a estrutura antiga precisou ser demolida para dar lugar ao novo prédio. "A gente tem ambientes específicos e separados para absolutamente tudo. Nós vamos manter esse serviço durante 24 horas e agora com melhor estrutura e mais servidores lotados para atender a população".

Para o sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco, além do prédio equipado, é preciso ter profissionais preparados para trabalhar no local. Por isso, o Sinpol cobra a convocação de aprovados no concurso de 2016. "Temos auxiliares de périto, auxiliares de legistas e agentes de polícia, todos esperando para dar a sua contribuição", comenta o secretário geral do sinpol, Deivison Soares.

A chefe da Polícia Científica esclareceu ainda que foram abertas em torno de 250 vagas e foram convocados quase 400 profissionais. "O que nós temos hoje são alguns remanescentes especialmente médicos legistas, auxiliares de perito e papiloscopista. Nós estamos trabalhando junto governo e a administração pública, a nomeação desses remanescentes, e isso, será feito, assim que o estado entender que é o momento adequado". As informações são do G1 Petrolina.

Postar um comentário

0 Comentários