Briga no Complexo do Curado na Zona Oeste do Recife, deixa um morto e oito feridos

Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

Uma briga entre detentos deixou um preso morto e oito feridos na manhã desta quinta-feira (30) no Presídio Juiz Antônio Luiz Lins de Barros (Pjallb), uma das unidades do chamado Complexo do Curado, na Zona Oeste do Recife. O autor do crime, segundo a polícia, efetuou vários disparos de arma de fogo, que feriram oito pessoas e matou uma. Os detentos atingidos pelos tiros foram encaminhadas ao Hospital Otávio de Freitas, e estão fora de perigo.

De acordo com o secretário de Justiça e Direitos Humanos do Estado, Pedro Eurico, a confusão foi desencadeada porque o autor do crime levou um tapa de um rival. Depois disso, ele solicitou a um amigo, ainda desconhecido pela polícia, que levasse uma arma para ele se vingar. O detento, que não ficou ferido, será transferido para um presídio de segurança máxima e responderá pelo crime de homicídio, segundo o secretário.

O crime aconteceu por volta das 7h30 desta quinta. O homem estava sob a possibilidade de entrar no processo de diminuição de pena. Eurico afirmou que todos os envolvidos no tumulto vão responder em medida disciplinar. Quando perguntado sobre como foi possível a entrada da arma na penitenciária, o secretário disse que essa questão está sendo apurada.

“Este ano cerca de 24 armas de fogo foram apreendidas no sistema, além de mais de 1000 armas brancas, porque o presídio está no entorno de uma área urbana, e, consequentemente, é fácil de se lançar”, apontou.

No episódio desta quinta, quatro armas de fogo e mais de 20 celulares foram apreendidos. O crime aconteceu no pavilhão N de segurança - área isolada, reservada para os detentos que correm risco de ser objeto de vingança ou de morte -. Após o tiroteio, a movimentação na penitenciária foi grande, com carros da Polícia Militar e carros de transporte. O Batalhão de Choque se encontrava na parte interna do presídio, junto com o secretário.

Por volta das 10h, um homem, acompanhado de vários policiais, foi conduzido a um dos carros do Batalhão de Choque. A Companhia Independente de Policiamento com Cães (CIPCães) também esteve no local com os cães, para fazer a vistoria das celas.

Atualmente, segundo o Sindicato dos Agentes de Segurança Penitenciária e Servidores no Sistema Penitenciário de Pernambuco (Sindasp), o PJallb tem 2.821 presos quando a capacidade é de 901 detentos. As informações são da Folha de Pernambuco.

Postar um comentário

0 Comentários