Prefeito de Petrolina anuncia reabertura gradual das atividades econômicas; primeira fase começa nesta segunda (1º)

Foto: Jonas Santos

O prefeito de Petrolina, Miguel Coelho anunciou através das redes sociais nesta sexta-feira (29), o Plano de Retomada Econômica dos serviços não essenciais do município. De acordo com o gestor, o projeto será implementado em cinco fases e executado de acordo com o cenário de contaminação do novo coronavírus. O plano indica que estabelecimentos como administração pública, comércio, serviços, construção civil, templos religiosos, velórios, orla fluvial e parques poderão funcionar com 50% da capacidade a partir desta segunda-feira (1º). As demais atividades seguem suspensas.

" A cada nova fase vão entrando novos segmentos econômicos. Fizemos dessa forma para poder analisar passo a passo o reflexo que isso pode eventualmente causar na saúde. Toda essa flexibilização só está sendo possível porque Petrolina tem o maior índice de testagem, temos o menor índice de letalidade, ou seja, óbitos por infectados", destaca o prefeito, Miguel Coelho.

Segundo a prefeitura, todos os estabelecimentos comerciais, essenciais e não essenciais, precisam apresentar um plano de contingenciamento com detalhes sobre distanciamento social, número limite de colaboradores e clientes dentro do local. Além disso, as empresas devem adotar medidas de prevenção como higienização, aferição da temperatura, distanciamento entre as pessoas, uso de máscaras e equipamento individuais, testagem de funcionários, afastamento dos colaboradores com algum sintoma, aferição de temperatura, entre outras providências.

De acordo com o governo, os empregadores e colaboradores precisam informar sobre sintomas da Covid-19 e notificar a Secretaria de Saúde sobre quadros suspeitos. A determinação inclui a possibilidade de solicitação do afastamento de trabalhadores do grupo de risco para executar as atividades por home office.

A fiscalização de todas as determinações municipais será em caráter educativo até o dia 7 de junho. Depois disso, poderá ocorrer a suspensão e cassação de alvarás, entre outras punições. As determinações serão reavaliadas a cada 15 dias, de acordo com o quadro de pacientes infectados da cidade.

O plano indica que no dia 15 de junho, a fase dois permitirá a lotação máxima nos estabelecimentos em até 75%, de acordo com o indicado no alvará de cada comércio. A fase três, no dia 1º de julho, vai expandir ainda mais o limite de ocupação em cada estabelecimento, podendo funcionar com até 100% da capacidade.

A fase quatro, no dia 3 de agosto, será de mais flexibilização, a maior parte do setor econômico poderá funcionar com a capacidade total. A fase cinco, no dia 31 de agosto indica a abertura completa e funcionamento de todo o setor comercial com a capacidade em 100%. As informações são do G1 Petrolina.

Postar um comentário

0 Comentários