Sindsemp denuncia restrição de EPIs para profissionais do HU em Petrolina (PE)


Hospital Universitário em Petrolina — Foto: Divulgação/ EBSERH

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Petrolina (Sindsemp), no Sertão Pernambucano, denuncia o Hospital Universitário (HU), de restringir a distribuição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para uma parcela dos profissionais da unidade. De acordo com o sindicato, cerca de 80 servidores da saúde, ligados à prefeitura estariam trabalhando no HU sem a proteção necessária.

Através de um documento, a gerência administrativa do hospital informou a mudança temporária na distribuição de roupas privativas. Elas seriam dispensadas apenas para colaboradores de alguns setores como bloco cirúrgico, triagem, acolhimento, sala de gesso, leitos de isolamento da clínica médica e clínica cirúrgica. Os demais, de outros setores, não utilizariam mais o chamado pijama cirúrgico. A decisão causou desconforto entre os profissionais e o Sindsemp.

"Ela alega que é uma restrição temporária, necessária, baseada nas resoluções da Anvisa. A gente acredita em dois pontos: Primeiro, existe uma condição de curva ascendente da pandemia, então a gente está tendo um número maior de casos e precisa de uma condição melhor de proteção, ao servidor, colaborador que ali está. Segundo, se existe uma curva ascendente da pandemia, reduzir EPI nesse momento é totalmente controverso", explicou o presidente do sindicato, Walber Lins.

De acordo com o Sindsemp, os profissionais estão usando apenas o jaleco pessoal que trazem de casa e que o hospital universitário não fornece a quantidade ideal de máscaras, que seria uma pra cada quatro horas de trabalho. Cada servidor estaria recebendo apenas duas por plantão de 12 ou 24 horas. O sindicato entrou com uma ação no Ministério Público do Estado, protocolado no dia 10 deste mês. O sindicato também acionou o Conselho Municipal de Saúde. O sindsemp exige o retorno do fornecimento imediato dos EPIs, como o jaleco cirúrgico, por todos os servidores aqui do hospital.

Em nota, o Hospital Universitário disse que segue as normativas da Agência Nacional de Vigilância e que a unidade tem adotado as medidas necessárias pra garantir a disponibilidade das roupas privativas para os colaboradores que mantém contato direto com os pacientes suspeitos ou confirmados com a Covid 19. O HU disse ainda que todos os profissionais, inclusive os servidores municipais, receberam os equipamentos de proteção individual, como jalecos e máscaras.

O sindicato contesta e alega que uma resolução da Anvisa, diz que todos os profissionais da saúde devem receber os EPIs que garantam a proteção adequada.

Confira a nota completa do MPPE

O Ministério Público Estadual de Pernambuco (MPPE), por meio da 4ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania, com atuação na Defesa da Saúde em Petrolina, recebeu a demanda do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais ― com denúncias de servidores e servidoras da saúde lotados no Hospital Universitário (HU), referência no tratamento da Covid-19 em Petrolina-PE, sobre a restrição para apenas alguns profissionais o uso de roupas hospitalares ― e despachou, no dia 14 de julho, para o Ministério Público de Trabalho (MPT), por se tratar de questão de saúde do trabalhador (meio ambiente do trabalho), assim como também despachou o ofício para o Ministério Público Federal (MPF), avaliar as questões afetas à saúde pública por ser o HU administrado por autarquia federal (Universidade do Vale do São Francisco).

Confira a nota completa do MPT-PE

Em atenção à solicitação da TV Grande Rio, sobre a denúncia de restrição de Equipamento de Proteção Individual (EPI) para alguns profissionais do Hospital Universitário, feita pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Petrolina, o Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco informa que recebeu a comunicação oficial enviada pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e que a Procuradoria do Trabalho no Município (PTM) em Petrolina já está tomando as providências cabíveis.

Confira a nota completa do HU

O Hospital Universitário segue as normativas da Agência Nacional de Vigilância (Anvisa) que orientam as unidades de saúde quanto as medidas para prevenção e controle durante a assistência aos casos suspeitos ou confirmados de infecção pelo novo coronavírus.

Além disso, o HU tem adotado as medidas necessárias para garantir a disponibilidade de “roupas privativas” para os colaboradores em contato direto com os pacientes suspeitos ou confirmados com COVID- 19.

Ressaltamos que todos os profissionais do hospital, inclusive os servidores municipais, receberam Equipamentos de Proteção Individual, como: jalecos e máscaras, para exercerem suas atividades em segurança.


As informações são do G1 Petrolina.

Postar um comentário

0 Comentários