Projeto de Petrolina está entre os cinco de PE indicados ao Prêmio Innovare 2020

Projeto de Petrolina é indicado ao Prêmio Innovare — Foto: Reprodução/TV Grande Rio


Em meio de toda essa problemática, uma situação foi cada vez mais chamando a atenção da Vara Regional da Infância e Juventude. “Nós elaboramos um questionários para poder relatar a realidade local e encaminhamos isso para as escolas públicas localizadas em Petrolina. Para a nossa surpresa, nós identificamos uma centena de casos graves próximos à questão de suicídio e tivemos, então, que articular a rede protetiva do município para promover um projeto que pudesse dar conta dessa demanda existente em nossa comarca”, afirmou o juiz.

Os primeiros sinais que mostravam que o projeto estava no caminho certo foi quando as demandas judiciais que chegaram à Vara da Infância e Juventude de Petrolina, envolvendo os problemas de automutilação e autolesão, com intervenção do Ministério Público e Defensoria Pública, foram totalmente extintos. Depois disso, ano a ano, o índice de jovens identificados com esses problemas também foi caindo.

“Nesse caso nós, fazendo uma identificação de ano a no, fazendo uma identificação do nosso projeto de 2017 a 2019. Nós vemos que, no primeiro ano, tivemos 110 casos que foram devidamente acompanhados por toda a rede de proteção e pela Vara da Infância e da Juventude, em procedimento formalizado naquela unidade judiciária. Em 2018, com esse trabalho realizado de múltiplos esforços, nós tivemos uma redução em quase 50% de redução inicial. Em 2019, esse número caiu ainda mais e chegamos ao patamar de 80% na redução dessas dinâmicas de comportamentos autodestrutivos”, explicou o juiz.

Em três anos, mais de 180 escolas privadas e públicas de Petrolina entraram na iniciativa. Uma delas é a Escola Joaquim André Cavalcanti. A gestora, Renata Ribeiro, explica que a situação conseguiu ser controlada após o projeto. “Antes ficava algo que nós não tínhamos como resolver, ficava ali somente uma conversa. Mas agora esses adolescentes são encaminhados para profissionais competentes que realmente podem ajuda-los e isso foi bastante válido e só temos agradecer essa iniciativa”, afirmou Renata Ribeiro.

Gerando bons frutos, a iniciativa também ganhou relevância nacional. O Programa de Combate a Automutilação e Autolesão entrou como um dos cinco projetos do Tribunal de Justiça de Pernambuco indicados ao renomado Prêmio Innovare 2020, que premia práticas que contribuam para o aprimoramento da justiça no Brasil. “O Prêmio Innovare fala sobre a divulgação e difusão de práticas inovadoras que tenham um respaldo no aprimoramento da justiça ou na efetivação de direitos essenciais para o cidadão. Esse é o maior prêmio que nós podemos absorver, que é justamente na questão ligada a desenvolver uma política protetiva conforme regramentos estampados na nossa Constituição Federal”, destacou o Juiz Marcos Bacelar. As informações são do G1 Petrolina.

Postar um comentário

0 Comentários