Casal de São Paulo grava documentário sobre o Rio São Francisco em Petrolina (PE)

Do G1 Petrolina

Foto: Tiago Ferraro


Muita gente sonha em viajar por todo mundo, não é mesmo? A jornalista Fernanda Kiehel e o documentarista Tiago Ferraro transformaram essa vontade em realidade. O casal que está na estrada há seis anos chegou esta semana em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. Mas além de conhecer a região, os dois estão produzindo um documentário sobre o Rio São Francisco.

"Sempre tivemos uma certa fascinação pelo Velho Chico, um dos rios mais importantes do Brasil e o maior rio que nasce e termina inteiramente em território nacional. Então foi quase natural a escolha por esta rota. Mas como o nosso interesse é sempre mais voltado para as pessoas do que necessariamente para os lugares, optamos por documentar o rio através das comunidades ribeirinhas, e assim nasce o filme Faces do Velho Chico", explicou Fernanda.

Para produzir o filme, o casal saiu de São Paulo no dia 7 de dezembro, com o objetivo de percorrer 3.000 km de carro até a foz do Velho Chico.

"Estamos entrevistando 7 personagens que nos darão diferentes perspectivas do que é ser um ribeirinho do São Francisco, ou seja, o que significa ser um 'barranqueiro'. Até então já gravamos com 4 personagens: uma senhora que tinha suas terras na nascente do rio e que foi desapropriada para a criação do Parque da Canastra; o piloto do famoso vapor Benjamin Guimarães; uma poetiza de 17 anos; e um quilombola. Aqui em Petrolina estamos atrás de alguém que nos conte mais sobre os projetos de irrigação do São Francisco e o desenvolvimento da agricultura, que possibilitou uma realidade totalmente nova para os ribeirinhos daqui".

Este é o quatro filme feito por Fernanda e Tiago, o primeiro no Brasil. "Há dois ano começamos a fazer filmes. Nosso primeiro documentário, chamado 'Nômade', trata da cultura dos nômades da Ásia Central; depois filmamos um sobre as mulheres do Paquistão; e o terceiro foi sobre uma cidade brasileira no Irã. Dessas andanças por diferentes países, surgiu uma vontade muito grande de conhecermos mais a nossa própria cultura e identidade, e faz tempo que sonhamos em fazer uma longa viagem de carro pelo Brasil".

O casal deve ficar em Petrolina até a próxima semana e a previsão é de que o filme seja lançado em julho deste ano. Eles compartilham as experiências de viagens em um blog e através das redes sociais.

Postar um comentário

0 Comentários