Encontro virtual da prefeitura ressalta importância da atenção psicossocial durante a pandemia em Petrolina (PE)

Por Ascom - Prefeitura Petrolina

Foto: Prefeitura de Petrolina


Nesta segunda-feira (24), a Prefeitura de Petrolina promoveu um fórum online para discutir e refletir os enfrentamentos da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) durante a pandemia. Cerca de 50 pessoas participaram do evento.

Durante o fórum foi possível discutir as políticas de saúde mental na proteção e na defesa dos direitos humanos, priorizando reabilitação psicossocial e reinserção social das pessoas em sofrimento psíquico ou em uso de substâncias psicoativas.

Em Petrolina, existem três Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), vinculados à Secretaria Municipal de Saúde. O CAPS AD III é voltado para usuários de álcool e outras substâncias e funciona 24 horas. Tem também uma unidade para pacientes com transtornos mentais graves e persistentes, o CAPS II. O município oferece ainda atendimento infantojuvenil, voltado para crianças e adolescentes com transtornos mentais e transtornos decorrentes do uso de drogas, o CAPS IJ.

Eles possuem equipe multiprofissional, composta por psicólogos, psiquiatra, assistente social, enfermeiro e redutor de danos, onde é possível realizar o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer e direitos civis.

O município também oferece uma ferramenta de apoio e acolhimento em saúde mental essencial para ajudar as pessoas a enfrentarem medos e dificuldades durante a pandemia. O apoio e o acolhimento são totalmente virtuais e realizados por psicólogos por meio do Google Meet, serviço de videochamada do Gmail, das 8h às 17h. Porém, é preciso fazer o agendamento pelo telefone (87) 3862-3677.

Postar um comentário

0 Comentários