Nascimento com amor: Prefeitura de Petrolina(PE) realiza visita guiada com gestantes no Centro de Parto Normal

Por Ascom - Prefeitura Petrolina

Foto: Prefeitura de Petrolina


Como forma de preparar as gestantes para o parto natural, todas as terças e quintas-feiras são realizadas visitas guiadas no Centro de Parto Normal Maria das Dores de Souza. A visita é para que as grávidas, que são acompanhadas pela Unidade Básica de Saúde (UBS) do município, conheçam e tirem suas dúvidas com os profissionais. O Centro de Parto Normal, implantado há quase um ano em Petrolina, veio para transformar a vida das futuras mamães da cidade. Além de uma estrutura física belíssima e acolhimento dos profissionais, há ainda a expressiva representativa do nascimento com amor.

A visita até o CPN é realizada às 10h30. As gestantes são agendas e direcionadas pelas equipes das UBS's, normalmente, estão sendo encaminhadas mulheres a partir de 34 semanas de gestação. A visita tem por objetivo apresentar toda a estrutura do Centro de Parto Normal, como a equipe do plantão, os critérios de admissão para a unidade, a política de humanização na assistência ao parto, além de esclarecer eventuais dúvidas.

Às terças-feiras a visita é realizada pela diretora de enfermagem, Adriana de Loiola Andrade, e às quintas, pela diretora de Serviços de Saúde, Dr. Renata Teixeira Coelho. Para Adriana, o conhecimento do local onde a gestante vai parir, faz parte do processo de acolhimento e humanização. “Não se trata apenas de uma visita para conhecer a unidade e sua estrutura física. A visita guiada proporciona às gestantes conhecimento e tranquilidade”, relatou.

A diretora de enfermagem ainda completa. “Poder saber quais são os passos a serem seguidos durante o parto natural é uma dúvida que muitas gestantes têm e, através da visita, temos a oportunidade de esclarecer. A ansiedade é algo visível nas futuras mamães, em especial com relação ao local onde se vai parir. O nosso trabalho tranquiliza e deixa-as mais preparadas para quando chegar o dia do nascimento do bebê”, concluiu Adriana de Loiola.

O Centro de Parto Normal fica localizado na Avenida José de Sá Maniçoba, próximo ao Hospital Universitário (HU), no centro da cidade. Funciona 24 horas e atende mulheres com gravidez de baixo risco. A unidade conta com ambientes decorados, banheira, bancos adaptados, sala de deambulação (local para passeio das gestantes), cinco salas de parto, ambiente de cuidados ao recém-nascido, vacinação e setor administrativo.

Postar um comentário

0 Comentários