Em cerimônia fechada, novo comandante da PM toma posse seis dias após ação violenta durante protesto no Recife

Foto: Reprodução/TV Globo


O novo comandante a Polícia Militar de Pernambuco tomou posse nesta sexta-feira (4), em cerimônia realizada a portas fechadas, no Recife. O coronel José Roberto Santana substituiu o coronel Vanildo Maranhão, que, segundo o governo, pediu exoneração três dias após a repressão violenta de PMs ao protesto pacífico contra Bolsonaro, no sábado (29). Dois homens perderam a visão de um dos olhos na ação.

A posse do novo comandante ocorreu no Quartel do Derby, sede do comando da Polícia Militar em Pernambuco, na área central do Recife. A imprensa não pode participar da cerimônia, no Salão Nobre do edifício. A justificativa da corporação para limitar o acesso foi a pandemia de Covid-19.

A exoneração de Vanildo Maranhão e a nomeação de José Roberto Santana foram publicadas no Diário Oficial de terça-feira (1º).

A cerimônia contou com a participação do governador Paulo Câmara (PSB). Ele chegou ao Quartel do Derby por volta das 8h15. O chefe do Executivo estadual foi recepcionado pela vice-governadora Luciana Santos (PCdoB) e pelo secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua Cavalcanti.

O novo comandante não deu entrevista à imprensa. Na saída da cerimônia, o governador afirmou que Santana assume com a missão de "aperfeiçoar cada vez mais" políticas públicas na área de segurança.

Questionado sobre possíveis novas mudanças na Polícia Militar, Câmara afirmou que o comandante tem autonomia para montar a própria equipe.

"[O novo comandante] já fez uma substituição também do subcomando, e nós vamos nos reunir ao longo da semana. Inclusive, na próxima quinta-feira [10], já há reunião do Pacto pela Vida, para acompanharmos os resultados do mês de maio [...] e vamos discutir também, ao longo dessa reunião, todas as alterações necessárias na condição da política de segurança em Pernambuco", declarou.

Na cerimônia de posse, o antigo e o novo comandante da PM se posicionaram em frente ao governador Paulo Câmara (PSB) e à bandeira nacional, fizeram a passagem de comando e se cumprimentaram.

Em seguida, ambos discursaram, seguidos pelo governador. Também participaram da posse o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado estadual Eriberto Medeiros (PP), e chefes da Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Científica.

O novo comandante da PM ocupava o cargo de diretor de Planejamento Operacional da Polícia Militar, com a responsabilidade de coordenar as quatro Diretorias Operacionais da Corporação, correspondendo a um total de 51 unidades operacionais entre batalhões e companhias independentes, de área e especializadas.

Ele tem 31 anos de serviço à PM e foi declarado a aspirante oficial PM em 1992, pela Academia de Polícia Militar de Paudalho. Tem especialização em Gestão Governamental, curso de Aperfeiçoamento de Oficiais e Curso Superior de Polícia.

José Roberto Santana foi chefe da Unidade de Segurança do Palácio do Governo, entre 2001 e 2004; ajudante de ordem do governador, no período de 2005 a 2006 e assistente do Comando Geral da PMPE entre 2011 a 2017. Além disso, ele possui 14 condecorações de mérito.

A matéria completa no G1 PE e TV Globo.

Postar um comentário

0 Comentários