Prefeitura de Petrolina (PE) discute o papel da família no apoio à Pessoa com Deficiência

Foto: Divulgação/Ascom PMP


Em alusão a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência, a Prefeitura de Petrolina promoveu, neste final de semana, na Escola do Saber, uma roda de conversa sobre a importância das Terapias, do Atendimento Educacional Especializado(AEE), e do apoio da família no desenvolvimento da pessoa com deficiência. O evento foi coordenado pela Secretaria de Educação, Cultura e Esportes e o Núcleo de Apoio Psicopedagógico às Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (NAPPNE), em parceria com a Associação de Amigos do Autista do Vale do São Francisco(AAMAVASF), reuniu pais e responsáveis da educação especial do município e professores de AEE.

A roda de conversa contou com palestras da fonoaudióloga Sandra Beltrão, da terapeuta Ocupacional Leatrícia Paiva, do psicopedagogo Marcelo Forte, da professora de AEE, Geyza Moura, e da professora e mãe de autista Silvana Oliveira. “A parceria dos pais com os especialistas que acompanham os estudantes da educação inclusiva/especial é fundamental para os alunos, principalmente porque eles precisam de estímulos específicos para desenvolver seus sentidos, personalidade e para ampliar seu potencial de acordo com suas limitações”, explicou a diretora do NAPPNE, Emiliana Freire.

A diretora presidente da AAMAVASF e mãe de uma criança autista, Rose Rodrigues, destacou que a Roda de Conversa envolveu os três pilares que é necessário para que a inclusão da pessoa com deficiência seja realizada de fato, que é a família, saúde e educação. “As informações, os compartilhamentos de vivências e as dicas dos profissionais foram muito importantes para que possamos incluir nossos filhos efetivamente na escola, nas terapias e na sociedade. Eventos como esse contribuem bastante para que as pessoas estejam mais informadas, e também para que as famílias se sintam mais acolhidas. Nossos filhos não são incapazes, mas a família precisa persistir e acreditar neles e essa rede de apoio é fundamental”, finalizou Rose.

Essas informações são da Ascom - Prefeitura Petrolina

Postar um comentário

0 Comentários