Hamilton fatura 100ª vitória na F1 em final caótico com chuva na Rússia

A vitória de número 100 de Lewis Hamilton veio com emoção nas voltas finais do GP da Rússia neste domingo, embaralhado pela chuva que chegou de surpresa e se tornou o pesadelo de Lando Norris, pole position e líder de boa parte da disputa: o britânico se recusou a adotar os pneus intermediários e, patinando na pista nos últimos giros, viu o rival da Mercedes tomar a ponta para voltar ao lugar mais alto do pódio, desde julho.

Max Verstappen e Carlos Sainz completam as três primeiras colocações. Além do triunfo, o heptacampeão reassumiu a liderança do campeonato de pilotos.

A chuva foi decisiva para o desfecho da prova que, nas voltas iniciais, concentrou-se entre Norris e Carlos Sainz, que partiu da segunda colocação e chegou a liderar algumas voltas após superar o britânico na largada. Hamilton, largando em quarto, caiu para sétimo no início da corrida, mas descontou o prejuízo e na metade final da disputa, pressionou o compatriota da McLaren até a precipitação. Neste momento, ele abdicou da vice-liderança para trocar os compostos médios pelos pneus intermediários - decisão que se mostrou acertada.

Max Verstappen fez uma prova de recuperação, largando em 20º após trocar a unidade de potência e outros componentes do carro. A segunda colocação na disputa valeu como uma contenção de danos; embora tenha perdido a liderança do Mundial, a diferença para Hamilton é de apenas dois pontos.

A largada

O pole Lando Norris abriu uma boa distância para os rivais nos primeiros metros da prova, mas acabou exposto pela extensão da reta de largada; Carlos Sainz, ao seu lado, quase foi ultrapassado por George Russell, mas defendeu a posição para superar o piloto da McLaren e assumir a liderança.

Lewis Hamilton e Daniel Ricciardo cercara o britânico da Williams na tentativa de aproximação do carro da Ferrari, porém, os dois recuaram; Hamilton caiu para a sétima colocação, vendo Lance Stroll passar em sua frente e tomar a quarta colocação.

Max Verstappen, que largou em 20º, apareceu em 17º atrás de Nicholas Latifi. Valtteri Bottas, que também trocou de motor antes da prova deste domingo para segurar o holandês, ganhou uma posição e pulou para 15º.

Momentos-chave

1. Depois de perder três posições na largada, Hamilton passa Alonso e é o sexto colocado, atrás de Ricciardo.

2. Verstappen começa sua jornada à zona de pontuação: primeiro, ultrapassa Nicholas Latifi e Nikita Mazepin, surgindo em 15º, atrás de Bottas. O finlandês fez a melhor volta da prova provisoriamente mas dois giros depois, não conteve o ataque do rival da RBR e perdeu a 14ª colocação sem muita resistência - apesar da Mercedes ter decidido trocar seu motor para mantê-lo perto do holandês.

3. Charles Leclerc, que largou em 19º ao lado de Verstappen, ganhou seis posições ainda no início da prova e apareceu em 13º até o 10º giro. O monegasco superou Sebastian Vettel, mas errou e viu o holandês da RBR deixá-lo para trás e ocupar a 12ª colocação à sua frente.

4. Lance Stroll é o primeiro a ir para a troca de pneus na volta 13, indo de quarto para 15º no momento em que retorna para a pista. Norris, depois das voltas em que esboçou uma reação a Sainz, finalmente ultrapassou o espanhol para recuperar a liderança. No giro seguinte, Russell foi aos boxes, retornando em 14º e dando espaço para Ricciardo tomar a terceira colocação.

5. Sainz fez seu primeiro pit stop na volta seguinte. Com isso, Ricciardo herdou a vice-liderança da prova e Hamilton pulou para segundo, tendo Sergio Pérez, companheiro de Verstappen - que já vinha em oitavo - em sua cola. Dois giros depois, o holandês já estava na sexta colocação.

6. Verstappen, na quinta colocação, se aproxima de Alonso enquanto a prova se aproxima de sua metade. Pérez permanece em quarto lugar, cerceando Hamilton, que está a menos de 1s de Ricciardo. Diferença deles para Norris é de 11s.

7. Na 23ª volta, Ricciardo vai aos boxes para trocar os pneus médios pelos duros mas tem um problema na parada, caindo para 14º; o heptacampeão da Mercedes herda a segunda colocação na disputa.

7. Hamilton e Verstappen vão aos boxes na volta 27. O britânico troca os pneus médios pelos duros, enquanto o rival da RBR faz o inverso; enquanto Max retorna para a pista em 12º, o vice-líder do campeonato consegue voltar em nono lugar. No pelotão intermediário, Sainz supera Bottas e assume a sexta colocação. Na ponta, Pérez sobe para segundo e Alonso, terceiro, com Leclerc em quarto.

8. Norris visitou os boxes no giro seguinte e, com uma parada de 2s9, retornou para a disputa em quarto lugar após trocar os pneus duros pelos médios. Depois dele foi a vez de Bottas, que vinha em sétimo, fazer a escolha inversa de compostos e retornar em 14º. Assumindo a antiga posição do colega da Mercedes, Hamilton sobe pra sétimo ao superar Stroll enquanto Verstappen está em décimo, após ultrapassar Russell.

9. Hamilton abriu a asa na 30ª volta e passou Sainz e Pierre Gasly, surgindo em quinto, atrás de Norris. Quatro giros depois, o francês da AlphaTauri foi para a troca de pneus no momento em que Norris ultrapassou Leclerc para entrar no top 3 da prova, atrás de Alonso e Pérez - o monegasco seria superado pelo piloto da Mercedes pouco depois. Mick Schumacher, que vinha em 19º, abandonou a prova com um problema de vazamento hidráulico.

10. Leclerc vem para os boxes na volta 36 e, com problema na fixação de um dos pneus, retorna para a pista em 13º lugar, à frente de Bottas. Alonso e Pérez também param e, com isso, Norris recupera a liderança da prova, tendo Hamilton na segunda colocação. O espanhol da Alpine, encontrando-se no meio do grid após o pit stop, ultrapassou Verstappen pelo sexto lugar.

11. Algumas gotas de chuva começaram a cair a oito voltas para o fim da prova, quando Hamilton se aproximava de Norris e Pérez superou Sainz pelo terceiro lugar. Hamilton foi para os boxes para adotar os pneus intermediários, repetindo a estratégia de Verstappen, Sainz, Bottas, Russell, Raikkonen, Mazepin, Ricciardo e Stroll. Norris, na ponta, optou por permanecer na pista e começou ali seu pesadelo: a chuva apertou e ele, patinando, quase bateu na barreira de proteção. De segundo, caiu para sétimo lugar, com Verstappen assumindo a vice-liderança da disputa nos giros finais.

Postar um comentário

0 Comentários