Mais de mil mulheres receberam DIU em ação da Prefeitura de Petrolina (PE)

Foto: Divulgação/Ascom PMP


Durante essa semana, a Prefeitura de Petrolina fez o atendimento de, aproximadamente, mil mulheres que participaram da ação que implantou o dispositivo intrauterino (DIU) de cobre. Essa ação é realizada pela Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, e tem como objetivo reduzir casos de gestações não intencionais. A ação foi encerrada na última sexta-feira (17).

Para Janaina Carvalho, de 29 anos, essa ação chegou em um momento perfeito. “Eu já tinha o desejo de por o DIU, porém era algo que eu não tinha condições de pagar. Tenho uma filha pequena e quando vi a prefeitura anunciar essa ação, que se encaixou perfeitamente no momento que eu estou vivendo. Não pensei duas vezes e fui fazer meu cadastro, estou muito feliz e agradecida por ter realizado esse sonho”, destaca.

Para Anemaide Rodrigues, de 42 anos, o procedimento foi simples e idolor. “Eu estava com receio de sentir dor na hora de colocar, mas foi algo simples, rápido e seguro. Gostaria de agradecer a toda a equipe que me acolheu de forma humanizada desde do momento que eu fiz o cadastro até a hora de sair da unidade”, ressalta.

Nos próximos dias as equipes de saúde irão entrar em contato com as demais mulheres inscritas, que ainda não foram contempladas, para informar novas datas e horários para realizar o procedimento. Para aquelas mulheres que têm o desejo de colocar e ainda não realizaram o cadastro podem procurar as Unidades Básicas de Saúde do município. O dispositivo que é fornecido tem a durabilidade de dez anos e teste de comprovação de eficácia de 99%.

“Essa ação representa o pontapé do nosso novo normal. Realizamos um treinamento com os nossos profissionais, médicos e enfermeiros, para capacitá-los e ofertar essa implantação em todas as unidades básicas do município de forma contínua. Esse é mais um cuidado que a Prefeitura de Petrolina tem com as mulheres para que elas possam decidir seu próprio futuro”, destaca a Secretária de Saúde, Magnilde Albuquerque.

Essas informações são da Ascom - Prefeitura Petrolina

Postar um comentário

0 Comentários